POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara apresenta projeto Parada Segura na abertura do Agosto Lilás

Cindy Santos

| Edição de 05 de agosto de 2025 | Atualizado em 05 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara Municipal de Vereadores de Apucarana apresentou ontem o projeto “Parada Segura” que dá direito a mulheres, idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida solicitarem o desembarque fora dos pontos convencionais, desde que o local seja seguro e dentro do itinerário da linha. A iniciativa, garantida por lei de autoria da vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), é válida entre às 20 horas e 5 horas. O objetivo é aumentar a segurança, especialmente para mulheres que retornam de atividades à noite, e prevenir casos de violência, como assaltos, agressões, abusos, importunação sexual e outras formas de agressão.

A vereadora Eliana Rocha destacou que a medida visa proporcionar mais tranquilidade aos usuários do transporte coletivo, reduzindo a vulnerabilidade no período noturno. “É um projeto que vai beneficiar mulheres que utilizam o transporte público coletivo no período da noite, para que possam voltar para suas casas com segurança, desde que não saia do itinerário e que não ofereça nenhum risco aos outros usuários do transporte coletivo”, disse a vereadora.

Conforme a Viação Apucarana Ltda (VAL), 90% dos usuários do transporte coletivo da cidade são mulheres. “A VAL está nesse projeto para reforçar a segurança dos nossos usuários. A passageira vai identificar o local onde precisa parar, onde há segurança para o desembarque e informar o motorista”, reiterou Leuze do Santos, representante da VAL.

O lançamento do projeto Parada Segura integra a programação do Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Durante todo o mês, a Procuradoria da Mulher da Câmara vai intensificar a mobilização com uma série de ações.

“Câmara está empenhada a mostrar para as mulheres de Apucarana, que estão passando por momentos difícil, que elas têm um ponto de apoio que é a Procuradoria da Mulher”, salientou a vereadora Eliana Rocha.

Entre as ações previstas, a procuradoria vai revisar leis voltadas à proteção da mulher e vai reativar a lei Ligue 180, canal de denúncia de violência doméstica, com a divulgação de cartazes em mil pontos comerciais da cidade para informar a população.

No dia 16 de agosto a Procuradoria da Mulher se reunirá na Praça Rui Barbosa com material de divulgação sobre o trabalho e atividade especial para as mulheres.

Também está em andamento a campanha “Mulheres que Inspiram” que recebe apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e que terá cartazes espalhados em onze pontos da cidade. “As pessoas podem levar a foto daquela mulher que ela conhece, que tem um trabalho bonito na comunidade, aquela mulher que faz a diferença. Então essas mulheres serão homenageadas”, destaca Aída Assunção, presidente do Sivana. A homenagem será realizada em setembro, na inauguração da sala da Procuradora da Mulher.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Danylo Acioli (MDB) e o vereador Moisés Tavares (PP) participaram do lançamento. (REPORTAGEM GABRIELLY CAMPOS)