POLÍTICA

min de leitura - #

Corrida de rua na pauta da Câmara

Da Redação

| Edição de 05 de dezembro de 2025 | Atualizado em 05 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A sessão desta segunda-feira (8) da Câmara de Apucarana deve ser acompanhada por integrantes de vários grupos de corrida da cidade. Ocorre que um dos projetos em pauta institui uma política municipal de incentivo às corridas de rua. O PL, de autoria do vereador Danylo Acioli (MDB), que conta com assinatura também de Moisés Tavares (PP), além de conferir organização formal da atividade, prevê a formatação de um calendário oficial de eventos. Organizar as corridas é de fato uma necessidade porque a atividade vem crescendo. Neste ano, seis provas pedestres oficiais foram realizadas em Apucarana, sem contar o circuito infantil realizado pela Prefeitura. São eventos que movimentam a economia, mas pedem atenção administrativa principalmente por conta do impacto no trânsito. Quinze matérias, entre projetos, moções e requerimentos serão votados na próxima sessão.

Aumento de vagas

Vereadores de Rolândia aprovaram, em primeira discussão na quinta-feira (4), o aumento do número de cadeiras no Legislativo municipal. A proposta altera a composição da Casa de dez para 11 parlamentares, a partir da próxima legislatura, em 2029. Na mesma sessão, também foi autorizado o pagamento de 13º salário aos vereadores, medida também válida para próxima legislatura. De acordo com presidente da Câmara, Guilherme Spanguemberg (PL), a alteração visa adequar o legislativo ao crescimento populacional. Com cerca de 72 mil habitantes, o município estaria apto, pela legislação vigente, a ter até 15 representantes. 

Quinto maior eleitorado

Em novembro de 2025, o Paraná atingiu a marca de 8.411.481 eleitoras e eleitores aptos a votar, se tornando o quinto maior colégio eleitoral do país. Atualmente, o estado de São Paulo possui o maior número de eleitores, com 33.483.120 pessoas; seguido por Minas Gerais (16.091.970), Rio de Janeiro (12.644.616) e Bahia (11.088.611). O número de eleitores do Paraná já foi maior. Em 2024, eram 8,6 milhões de eleitores, mas devido ao cancelamento de títulos irregulares, o número caiu. Atualmente, 72,14% da população total do Paraná (cerca de 11,8 milhões de pessoas) está apta a votar, sendo as mulheres 52,8% do eleitorado total.

Sem travas

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil) vem trocando farpas públicas com o secretário Sandro Alex após o titular da pasta de Infraestrutura publicar um video nas redes sociais criticando a administração por não ter elaborado projetos para uma obra.  O comentário foi rebatido de pronto pela prefeita. Os dois já foram aliados, mas se tornaram adversários políticos tendo, inclusive, disputado eleição em 2024. A prefeita ponta-grossense não tem travas em tratar de assuntos políticos em suas redes. Dia desses rebateu um vereador da oposição e também chamou atenção ao publicar, recentemente, um video criticando deputados da cidade. 

Dando o exemplo

A vice-prefeita de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy (MDB) está entre as moradoras da 22ª Regional de Saúde atendidas pela Carreta Aqui tem Especialista, que está estacionada no município para ofertar exames preventivos para saúde da mulher. Gertrudes, inclusive, destacou a rapidez, o conforto e a tecnologia dos equipamentos, além do atendimento humanizado. “Depois do exame, a equipe nos recebe com suco, bolachinha e fruta”, comenta. Em video nas suas redes sociais, a vice-prefeita destacou ter o resultado de sua mamografia nas mãos em cinco minutos e fez um apelo às moradoras da região para aderirem aos serviços. A ideia é servir de exemplo na conscientização.