O atual prefeito de Borrazópolis (PR), Dalton Fernandes Moreira, 53 anos, busca a reeleição para chefe do executivo pelo Partido Social Democrático (PSD) e tem como candidato a vice Marcelo Pires Rodrigues, o Marcelão. Moreira atuou por quase 30 anos como auditor fiscal da Receita Estadual, é formado em história pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) e pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi eleito no pleito de 2020 com 51,99% dos votos válidos, um total de 2.694 votos.
Ele diz que decidiu concorrer à reeleição porque acredita que está qualificado para continuar exercendo a função, sobretudo para dar continuidade aos trabalhos iniciados no primeiro mandato.
“Entendo que a reeleição para um segundo período, na verdade, nada mais é do que um teste daquilo que fizemos para garantir o complemento do mandato. A gente precisa continuar esse trabalho para podermos, ao final do tempo de oito anos, entregar uma cidade muito melhor aos nossos eleitores”, assinala.
Se reeleito, as áreas prioritárias de sua gestão continuarão sendo a saúde, educação, esporte e área rural. Ele destaca que os investimentos em saúde colocaram o município na quinta posição com a melhor saúde pública do Estado.
“Fizemos um bom trabalho nesses anos todos, melhorando a saúde de Borrazópolis, colocando o Hospital Municipal que estava fechado para funcionar, adquirindo ambulâncias que nós não tínhamos e reformando a Unidade Básica de Saúde (UBS), complementando com salas de fisioterapia. Então isso qualifica a gente na parte da saúde”, destaca.
Na área da educação, Moreira ressalta investimento em duas escolas que foram reformadas, além de melhorias nos dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “Compramos uniforme escolar e, principalmente, valorizamos os profissionais do magistério, dando um aumento relativamente acima de 50% na base deles, ou seja, na tabela. No esporte e na cultura colocamos eventos esportivos todos os anos em Borrazópolis, movimentando os jovens, dando essa oportunidade para eles, colocando ônibus para poder levar aos campeonatos que são fora do município”, salienta.
Na zona rural, foram mais de 270 quilômetros de estradas reestruturadas, algumas estavam sem manutenção há mais de 40 anos. “Sem contar que a gente quer continuar com o programa Porteira Adentro, onde conseguimos atender o pequeno proprietário, o proprietário da agroindústria, o agricultor familiar. Isso é apenas um exemplo daquilo que a gente fez e quer continuar fazendo para melhorar a vida das pessoas”, salienta.
No setor de empregos, ele destaca a construção de um novo parque industrial para instalação de novas empresas com expectativa de criar mais de 300 novos postos de trabalho. “Sem contar que nós temos o turismo rural um pouco ainda incipiente, mas que a gente quer levar adiante para poder também gerar riqueza, gerar empregos e tudo mais”, destaca.