POLÍTICA

min de leitura - #

Ex-comandante do 30º BIMec recebe título de Cidadão Honorário de Apucarana

Gabriela Jacuboski

| Edição de 10 de julho de 2025 | Atualizado em 10 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em sessão solene realizada na noite de ontem a Câmara Municipal de Apucarana entregou o título de Cidadão Honorário de Apucarana ao coronel Alexandre Pereira Figueiredo, ex-comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec).

Natural de Manaus, Figueiredo agradeceu a honraria. “A partir de agora não sou apenas um manauara de natureza. Sou um apucaranense de coração e de direito”, comentou.

O prefeito Rodolfo Mota agradeceu o trabalho desempenhado pelo militar em prol de Apucarana, afirmando que a parceria firmada entre o batalhão e o município trouxe resultados jamais esperados. “Durante esses anos à frente do batalhão, o coronel não apenas comandou tropas. Ele construiu pontes entre o exército e a sociedade civil. O coronel Figueiredo mostrou que liderar é, acima de tudo, servir”, declarou Rodolfo.

Para Danylo Acioli, presidente da Câmara Municipal, o coronel Figueiredo foi fundamental em uma época muito difícil da cidade, durante a epidemia da dengue. “Ele trouxe o exército para as ruas, no bom sentido, para cuidar do nosso povo. No momento em que havia uma guerra contra a dengue, ele colocou o efetivo do exército para nos ajudar, demonstrando o que era o braço forte e mão amiga do Exército”, disse Acioli.

O projeto de lei em questão foi aprovado ainda no ano de 2024 e é de autoria do então vereador Rodrigo Lauer Lievore “Recife”, hoje no cargo de secretário de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur). “O comandante fez um belíssimo trabalho, ajudando sobretudo no combate à dengue, transmitindo a força do exército sempre que a Prefeitura Municipal, a sociedade precisava. Por isso, eu estou muito feliz com essa homenagem, por reconhecer o grande homem que é o Alexandre Figueiredo”, comentou Recife.

A cerimônia de entrega contou com a presença dos vereadores municipais, de outras autoridades e de familiares e amigos do homenageado. O coronel comandou o 30º BIMec entre 2022 e 2024. Durante o período, autorizou várias parcerias entre o Exército e a comunidade. (GABI JACUBOSKI)