O prefeito de Mauá da Serra, Giva Lopes (União) está na bronca com o uso político que adversários têm feito em relação a nova praça de pedágio da BR-376, que será instalada na área do município. Em vídeo divulgado ontem em suas redes sociais, o prefeito Giva lembrou que o contrato em vigência não foi discutido durante da sua gestão e questionou porquê uns e outros que hoje estão fazendo barulho e incentivando protestos, não se mobilizaram nas audiências públicas que antecederam a formatação do documento. “Esse problema não foi criado durante a nossa gestão, mas é nessa gestão que estamos tentando resolver isso, dentro da legalidade”, comentou o prefeito. Giva, aliás, já esteve algumas vezes em Brasília, para apresentar suas demandas na ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres. Giva afirma que a prefeitura está avaliando formas de mitigar os efeitos principalmente junto aos moradores da Serra do Cadeado, que devem ser os mais afetados.
Reunião da Amuvi
O secretário de Agricultura do Paraná, Márcio Nunes, participa amanhã de reunião com os prefeitos da Amuvi - Associação de Municípios do Vale do Ivaí. O encontro será realizado na sala de reuniões da entidade em Apucarana, onde o secretário vai apresentar programas da pasta, incluindo entrega de maquinários e obras de pavimentação na zona rural. O presidente da Amuvi, o prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira (PSD), vem priorizando reuniões técnicas com os prefeitos e já trouxe uma série de secretários de Estado para os encontros. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD) também confirmou presença na reunião.
Coração verde
A administração municipal de Ivaiporã vem preparando, já há algum tempo, uma nova identidade turística. O município trabalha para ser conhecido como o ‘Coração Verde do Paraná’, codinome que se relaciona à localização geográfica de Ivaiporã e que visa referendar a cidade em termos de sustentabilidade, agricultura, turismo e cultura regional. Segundo a prefeita em exercício Gertrudes Bernardy (MDB), projeto oficializando a referência já tramita na Assembleia Legislativa.”Estamos mostrando belezas que ainda estavam escondidas e levando o nome da cidade para todo o Vale do Ivaí e o Paraná. Seremos um marco no turismo”, diz ela, acrescentando que a cidade de Ivaiporã recebeu por três anos consecutivos o título de Cidade Verde do Mundo.
Frota rastreada
A Prefeitura de Apucarana está preparando processo de contratação para implantar o rastreamento da frota municipal. O prefeito Rodolfo Mota (União) considera a medida essencial para modernizar o controle de despesas do município. “Se empresas privadas conseguem gerenciar com eficiência seus veículos, a prefeitura também precisa avançar nessa área”, comentou o prefeito, quando do anúncio da medida. A modernização da gestão municipal foi uma bandeira de campanha do prefeito, que vem sendo implantada paulatinamente, com destaque para o setor de saúde, o primeiro a entrar na era digital. Além de avaliar gastos de forma mais eficiente, o monitoramento da frota também coíbe eventuais abusos.
AMS na Assembleia
O secretário municipal de Saúde de Apucarana, médico da saúde da família, Guilherme de Paula, participou anteontem, na Assembleia Legislativa do Paraná, da sessão solene em homenagem ao Dia do Médico, celebrado no próximo sábado (18). O secretário liderou uma verdadeira comitiva de médicos apucaranenses, incluindo o diretor da Urgência e Emergência da rede municipal, Hugo Leonardo Gnecco e coordenador de Residência de Saúde da Família e Comunidade, Luis Antonio Tavares Vilela. A iniciativa da homenagem partiu dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Ney Leprevost (União)e reuniu profissionais, autoridades e familiares em um tributo à dedicação e ao compromisso da categoria em todo o estado.