POLÍTICA

min de leitura - #

Ivaiporã é vencedora nacional do Prêmio Band Cidades 2023

Da Redação

| Edição de 12 de dezembro de 2023 | Atualizado em 12 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Ivaiporã é vencedora nacional 
do Prêmio Band Cidades 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A administração do prefeito Luiz Carlos Gil (PSD) e vice Marcelo Reis (PTB), de Ivaiporã, acaba de obter importante conquista em nível de Brasil. A gestão municipal venceu a etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes – conhecido como Oscar da Gestão Pública - na categoria Saúde e Bem-Estar. O município concorreu entre as cidades com 30 mil e 100 mil habitantes.

Na etapa nacional deste ano, Ivaiporã disputou o 1º lugar com as cidades de Afogados da Ingazeira (PE), que tem 40.241 habitantes, e com Taiobeiras (MG), que tem 33.050 moradores. Em novembro, Ivaiporã já havia conquistado o 1º lugar na etapa estadual e foi finalista estadual geral nas categorias: Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.

A secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, recebeu o troféu e o quadro com o Certificado de Vencedora Nacional 2023 no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, onde registrou a premiação com o presidente do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad, vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual de Cidades, Eduardo Pimentel Slaviero, e com a prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo (Republicanos).

“Devo a premiação à gestão Carlos Gil e Marcelo Reis, porque nos permitem trabalhar de forma técnica e com autonomia para tomar decisões, além de valorizar o serviço público. Portanto, receber o Prêmio Band Cidades Excelentes, que é avaliado de forma técnica e séria, demonstra que o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Saúde é valorizado”, declarou Cristiane Pantaleão.

Cristiane afirmou ter consciência que sempre haverá aspectos na saúde pública que precisam melhorar em benefício da população. “Mas não podemos negar que Ivaiporã é referência nacional em saúde graças à gestão Carlos Gil e Marcelo Reis, e às equipes da Secretaria Municipal de Saúde”, defendeu. 

O prefeito em exercício Marcelo Reis indicou o foco na Atenção Primária à Saúde como parte fundamental das estratégias da gestão municipal. “A premiação é um estímulo para continuarmos investindo na saúde pública e serve como inspiração para outras cidades proporcionarem uma vida saudável à população”, afirmou Marcelo Reis.

“Quando assumimos a gestão traçamos metas ambiciosas para transformar Ivaiporã em um exemplo de excelência na gestão pública – especialmente no setor da saúde. Chegar ao 3º ano de mandato como vencedores do Prêmio Band Cidades Excelentes, podemos afirmar que estamos no caminho certo”, garantiu o prefeito Carlos Gil, que agradeceu ao Grupo Bandeirantes de Comunicação e ao Instituto Aquila pela realização do projeto. “Ivaiporã continuará comprometida em melhorar constantemente os serviços prestados aos cidadãos, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida”, reforçou Carlos Gil.

Critérios de avaliação são boas práticas e resultados alcançados

O Prêmio Band Cidades Excelentes é realizado em parceria com Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, que visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

Os municípios são avaliados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data – reunindo informações públicas mais atualizadas das 5.570 cidades e projetos inscritos pelas prefeituras por meio do site oficial: Prêmio Band Cidades Excelentes. A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial e consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

O IGMA avalia a Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; Infraestrutura e Mobilidade; Saúde e Bem Estar; Educação; e Sustentabilidade. 

No pilar Saúde e Bem-Estar são avaliados os seguintes indicadores: aplicação do mínimo constitucional de recursos na saúde, cobertura da atenção primária, cobertura vacinal; Indicador Sintético Final do Previne Brasil; leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes; e taxa de mortalidade infantil.