POLÍTICA

3min de leitura - #

Municípios da região somam quase 350 mil eleitores aptos

Fernando Klein

| Edição de 23 de abril de 2024 | Atualizado em 23 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Municípios da região somam quase 350 mil eleitores aptos
Imagem descritiva da notícia Municípios da região somam quase 350 mil eleitores aptos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Faltando 15 dias para o fim do prazo de regularização dos títulos eleitorais, os 28 municípios da região – 26 do Vale do Ivaí mais Arapongas e Sabáudia – somam quase 350 mil eleitores. 

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 31 de março, são 346.014 pessoas aptas para votar em outubro. O número é praticamente igual às últimas eleições municipais em 2020, quando a região somava 340.912 eleitores (-1,5%).

Dos 28 municípios pesquisados pela reportagem, nove apresentam queda no número de votantes em relação ao último pleito municipal: Arapuã (-2,2%), Borrazópolis (-7,1%), Cruzmaltina (-7,5%), Faxinal (-5,4%), Grandes Rios (-9,2%), Ivaiporã (-6,7%), Jardim Alegre (-7,8%), Lidianópolis (-6,4%) e Rio Branco do Ivaí (6,1%). (VEJA O GRÁFICO).

Apucarana é o principal colégio eleitoral da região, com 94.842 eleitores cadastrados até 31 de março. O número é 3,2% maior em comparação há quatro anos: 91.857 eleitores. 

Os números, no entanto, devem sofrer alterações. Isso porque o eleitorado tem até o dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor para poder votar nas eleições municipais de 2024. Depois dessa data, o cadastro eleitoral estará fechado, em virtude da preparação da logística de votação do pleito. 

Desde o dia 8 de abril, os serviços on-line estão suspensos para eleitoras e eleitores sem biometria, ou seja, para essas pessoas o atendimento ocorrerá exclusivamente de forma presencial. Quem está com as digitais e foto cadastradas pode continuar utilizando o Autoatendimento Eleitoral até o fechamento do cadastro (8 de maio). 

Por conta do final do prazo, os Fóruns Eleitorais de Apucarana, Arapongas e mais 26 cidades do Paraná ampliaram o atendimento presencial. Os eleitores podem regularizar a situação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Nesses locais também haverá plantão de atendimento no final de semana, nos dias 4 e 5 de maio. 

A chefe do cartório eleitoral de Apucarana, Andrea Silva Milanin, orienta os eleitores a não deixarem a regularização para a última hora. “O movimento já aumentou bastante nos últimos dias, mas na reta final costuma ter bastante fila”, disse. No plantão realizado no final de semana de 13 e 14 de abril,  200 eleitores compareceram para regularizar a situação. 

São mais de 17 mil títulos que aparecem como cancelados no sistema em Apucarana. Por isso, a chefe do cartório pede que a população compareça ao Fórum Eleitoral para regularizar a situação e, assim, garantir o direito ao voto em 6 de outubro,  quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

O Fórum Eleitoral de Apucarana também abrange Cambira e Novo Itacolomi. 

VEJA MAIS