POLÍTICA

min de leitura - #

Na cúpula dos Brics, Lula pede fim das guerras

Da Redação

| Edição de 23 de outubro de 2024 | Atualizado em 23 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu paz para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia durante o seu discurso na Sessão Plenária Aberta da Cúpula dos Brics, realizada em Kazan, na Rússia. O chefe do Executivo discursou por videoconferência nesta quarta-feira.

No discurso, Lula também falou sobre a guerra do Oriente Médio. O presidente afirmou que tanto o conflito em Israel, quanto o existente entre Rússia e Ucrânia tem capacidade de se tornarem guerras globais.

“Essa insensatez agora se alastra para a Cisjordânia e para o Líbano. Evitar uma escalada e iniciar negociações de paz também é crucial no conflito entre Ucrânia e Rússia. No momento em que enfrentamos duas guerras com potencial de se tornarem globais, é fundamental resgatar nossa capacidade de trabalhar juntos em prol de objetivos comuns”, disse.

De acordo com o presidente, o Brasil irá reafirmar a vocação do bloco na luta por um mundo multipolar e por relações menos assimétricas entre os países quando assumir a presidência dos Brics, a partir de 1º de janeiro de 2025. (DAS AGÊNCIAS)