Fóruns eleitorais do Paraná, incluindo Apucarana e Arapongas, vão funcionar em regime de plantão neste final de semana. No sábado (4) e domingo (5), aqueles que querem tirar o primeiro título ou precisarem regularizar a situação eleitoral poderão receber atendimento das 9 às 17 horas.
Segundo a chefe do cartório eleitoral da comarca de Apucarana, Andrea Silva Milanin, a procura pelo serviço está alta e deve aumentar nos próximos dias.
Em média, 150 atendimentos estão sendo feitos diariamente pelo Fórum Eleitoral de Apucarana, que abrange também Cambira e Novo Itacolomi. Em anos anteriores, esse número aumentou para cerca de 600 eleitores por dia na reta final. O prazo para regularização do título termina em 8 de maio. Conforme Andrea, quem perder a data terá a oportunidade novamente apenas na primeira quinzena de novembro.
Os plantões de atendimento, que tiveram início no final de semana dos dias 13 e 14 de abril, têm como objetivo dar mais tempo para que os eleitores regularizem a sua situação para as eleições municipais deste ano. Entre os serviços prestados, estão a emissão do primeiro título, transferência de domicílio eleitoral, revisão e regularização. “Todos que necessitarem de atendimento podem vir no plantão de final de semana”, informa a chefe da cartório.
Segundo dados do Cartório Eleitoral, Apucarana possui, atualmente, 95.243 eleitores aptos para votar. Em contrapartida, aproximadamente 17 mil títulos estão cancelados no sistema. “Ainda permanecemos com 17 mil cancelamentos, mas aproximadamente 40% refere-se a óbitos que ainda não desapareceram do cadastro”, explica Andrea. Com a atualização, o número de eleitores aptos na cidade pode aumentar.
Andrea orienta que quem for comparecer no cartório eleitoral para realizar alguns dos procedimentos ofertados não pode esquecer a documentação necessária. Os eleitores devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses) em nome do eleitor ou de parente próximo cujo parentesco possa ser comprovado (pais, cônjuge, filho). Para o primeiro alistamento, não é permitida Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
TRANSPORTE
A exemplo do que ocorreu no primeiro mutirão, neste sábado e domingo também haverá ônibus gratuito para a população de Apucarana a partir do Terminal Urbano até o Fórum Eleitoral.
Atendendo a solicitação dos moradores de Caixa de São Pedro, a Viação Apucarana disponibilizará linhas de ônibus do distrito até o Terminal Urbano, onde eles poderão acessar o transporte gratuito até o cartório eleitoral.
Arapongas incentiva jovens a participar do processo político
Em Arapongas, segundo a chefe do cartório eleitoral, Mariângela de Souza Melo, os colégios estaduais têm incentivado os alunos para a emissão do primeiro título de eleitor. Desta forma, o transporte público da Rede de Educação tem levado os estudantes até o Fórum Eleitoral, no período das aulas. “Isso colabora para que os jovens de 16 e 17 anos emitam seus títulos pela primeira vez, participando desse momento democrático”, comenta Mariângela.
A pedido do (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Prefeitura de Arapongas também irá disponibilizar transporte gratuito neste final de semana, a exemplo do que já ocorreu anteriormente. Haverá oito linhas fazendo o trajeto. “Esta é uma forma de contribuir com a cidadania, em atendimento aos eleitores e eleitoras, mas também para os jovens que farão o alistamento eleitoral”, diz o procurador jurídico, Gabriel Esper.