POLÍTICA

min de leitura - #

PRD nasce como maior partido com filiações

Da Redação

| Edição de 09 de janeiro de 2024 | Atualizado em 09 de janeiro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nome pouco conhecido ainda para o eleitorado geral, o Partido Renovação Democrática (PRD) é o terceiro maior partido do Brasil em número de filiados. São 1,3 milhão de pessoas que fazem parte da mais nova sigla brasileira, que perde em número de filiados apenas para o MDB, com 2 milhões, e o PT, com 1,6 milhão. 

O PRD foi fundado em novembro de 2023, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a fusão do Patriota e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). 

Ovasco Resende, que fazia parte da cúpula do Patriota, assumiu o comando do novo partido. A direção nacional da sigla não conta com familiares de Roberto Jefferson, que já foi um dos principais nomes do PTB nos últimos anos.

A fusão de um partido em crise depois das eleições, o PTB, e outro pequeno em representação, o Patriota, acabou criando mais um partido gigante em filiados. O PRD conseguiu desbancar o PSDB como o terceiro maior partido do país nessa métrica.

Os tucanos ficam logo atrás da nova sigla, com 1,31 milhão de filiados. O PSDB tenta encontrar uma identidade para voltar a crescer nas eleições de 2024.

A fusão das duas siglas 9 PTB e Patriota - veio como consequência da cláusula de barreira. Nenhum dos dois partidos conseguiu eleger número suficiente de congressistas para alcançar a cláusula de desempenho para ter acesso ao Fundo Partidário. Com a fusão, o novo partido deve poder acessar esta verba pública, considerando o número de votos válidos que ambas as siglas receberam em todo o Brasil na eleição de 2022. (EDITORIA DE POLÍTICA)