POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito recomenda ao secretariado para que faça gestão integrada em Arapongas

Da Redação

| Edição de 08 de janeiro de 2024 | Atualizado em 08 de janeiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Prefeito recomenda ao secretariado para que faça gestão integrada em Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSD), convocou nesta segunda-feira a primeira reunião do ano junto ao secretariado municipal. O encontro abriu a agenda do Executivo em 2024. Na oportunidade, foram alinhadas as metas de gestão, além de outras pautas voltadas para a eficiência da máquina pública, direcionadas para ações estratégicas integradas, buscando atender as demandas da população. 

Onofre reiterou todo o trabalho executado ao longo dos últimos sete anos e as perspectivas de um novo ritmo para 2024. “Os últimos anos foram de muito trabalho e resultados satisfatórios. Este ano queremos avançar ainda mais, por meio de serviços integrados que potencializam o desenvolvimento da cidade. Sabemos da competência de cada secretário e secretária. Unidos vamos cumprir todos os nossos compromissos junto a cada cidadão e cidadã de Arapongas, com um trabalho alinhado entre todas as pastas”, disse. 

Onofre também destacou a importância do controle e da redução de gastos e gestão efetiva dentro de todas as secretarias e departamentos coligados. “É importante andarmos juntos com as finanças do município. Por isso, o diálogo direto junto à nossa Secretaria de Finanças e também com a Secretaria de Planejamento será fundamental para potencializar os serviços dentro do viável. Fechamos os anos anteriores com as contas em dia e assim queremos seguir em 2024”, pontuou. 

AVALIAÇÃO

Entre os assuntos abordados durante a reunião, também foi mencionado sobre o horário de funcionamento da Prefeitura de Arapongas. Desde o último dia 30 de outubro, o atendimento ao público acontece das 8 às 13 horas, de forma ininterrupta, ficando de fora os chamados serviços essenciais, como saúde, educação, limpeza pública e outros julgados indispensáveis pelos respectivos secretários de cada pasta. Tal medida levou em consideração a necessidade de ação planejada e transparente, prevenindo riscos e corrigindo desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, a fim de se manter a responsabilidade na gestão fiscal. 

Ainda segundo Onofre, uma pesquisa de satisfação deverá ser feita com a população. “Percebemos neste período que o novo horário foi avaliado como positivo pela população, pois possibilitou o acesso aos serviços municipais no horário do almoço, facilitando, sobretudo, os atendimentos na área da saúde e tributos. Mesmo assim, vamos fazer uma pesquisa junto à comunidade e avaliar a permanência ou não deste horário de funcionamento”, falou. 

Por fim, o prefeito reiterou sobre o comprometimento dentro da gestão, tendo como umas das peças fundamentais o respeito. “É dever e obrigação do poder público estar atento às demandas, indo a campo resolver os problemas e atender as reais necessidades da população, sempre com respeito e atenção ao próximo”, disse.

Administração municipal tem nova responsável pela Educação

O prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSD) anunciou nesta segunda-feira a nova secretária de Educação de Arapongas. O posto passa a ser ocupado por Elisângela Gonçalves Bobato Cortez. Ela substitui a ex-secretária Cristiane Pablos Rossetti, que permaneceu no cargo entre junho de 2022 até o fim do ano passado. “A Cristiane fez um bom trabalho técnico da Secretaria de Educação, organizou o setor. E agora damos boas-vindas para a Zanza. Ela é uma profissional exemplar e acreditamos em seu potencial para gerir esta importante pasta”, ressaltou Onofre.

Elisângela, também é conhecida por “Zanza”, já possui vasta experiência no setor, sendo concursada como professora do Ensino Fundamental de Arapongas desde 2002 - lotada na Escola Municipal Antonica Giroldo Franciosi. Além do magistério e formação em Química, ela é pós-graduada em Gestão Escolar e Educação Especial. Já atuou na Secretaria da Educação entre os anos de 2013 a 2016 e retornou para a secretaria no final de 2021. “Agradeço a oportunidade e o voto de confiança. A meta é fazermos juntos uma boa gestão, priorizando nossos profissionais, instituições e alunos”, garantiu. 

A nova secretária já está se reunindo com membros da Secretaria de Educação para alinhamento da equipe.