POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos articulam grupo de cooperação regional

Da Redação

| Edição de 07 de novembro de 2024 | Atualizado em 07 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A cooperação regional, um dos pontos do plano de governo do prefeito eleito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), já começou a sair do papel. O pontapé inicial foi a primeira reunião do grupo chamado G6, em Londrina, que reúne os prefeitos de Londrina e cinco municípios do Norte do Paraná. Além de Tiago, fazem parte José Maria Ferreira (PSD), de Ibiporã; Ailton Maistro (PL), de Rolândia; Conrado Scheller (PSD), de Cambé; Sergio Onofre (PSD), de Arapongas, que será sucedido pelo prefeito eleito Rafael Cita (PSD); e o prefeito eleito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), que estava em Brasília e participou online.

De acordo com Tiago Amaral, o fortalecimento da região é necessário para mudar a realidade de hoje: “Entre as cinco regiões do Estado, o PIB per capita do Norte do Paraná atualmente está em último lugar. E nós estamos falando da região que já foi o motor econômico do nosso Estado”.

Para Rodolfo Mota, prefeito eleito de Apucarana, o Norte do Paraná precisa de união para demonstrar sua força, com dados, números, valores e o que cada município tem de melhor. “Nós precisamos ter esse dossiê para apresentar. Mostrar que não somos qualquer grupo de cidades reivindicando essa ou aquela obra ou programa. Quando a gente chegar nos ministérios em Brasília, eles vão saber a força de quem está pedindo”.

Rafael Cita, de Arapongas, define como muito produtiva a primeira reunião. “É uma ideia capitaneada pelo Tiago, que a gente já vinha discutindo há bastante tempo. O que a população pode contar é que o Norte ficará muito forte e muito integrado, para a gente conseguir ainda mais investimentos do Governo do Estado e do Governo Federal”. (DA REDAÇÃO)