POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos do Vale do Ivaí participam de evento municipalista em Brasília

Edison Costa

| Edição de 15 de agosto de 2023 | Atualizado em 15 de agosto de 2023
Imagem descritiva da notícia Prefeitos do Vale do Ivaí participam de evento municipalista em Brasília

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pelo menos 14 prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) estão em Brasília desde esta terça-feira, onde participam de mobilização municipalista convocada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O grupo tem à frente o presidente da Amuvi, prefeito Lauro Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul, e o vice-presidente, prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), de Cambira.

A mobilização reúne mais de 2 mil gestores municipais de todo o País, incluindo 1,4 mil prefeitos, além de vereadores e demais lideranças políticas em nível de municípios e de estados. No encontro, que termina nesta terça-feira e está concentrado na sede da CNM, eles estão discutindo pontos da reforma tributária que interessam diretamente às prefeituras, bem como a queda no repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FM) e do ICMS.

O prefeito Lauro Junior informou que a agenda foi bastante intensa pela manhã, na sede da CNM, bem como à tarde no Senado Federal, onde está tramitando o projeto da reforma tributária já aprovado pela Câmara dos Deputados. As discussões continuam nesta quarta-feira. Segundo Lauro Junior, o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito Edimar Santos, de Santa Cecília do Pavão, está agendando para esta terça-feira à tarde um a reunião de todos os prefeitos com a bancada paranaense de deputados e senadores. 

“Essa viagem mostra a união dos prefeitos. “Estamos aqui unidos, em busca de mais qualidade de vida para os moradores do Vale do Ivaí, tentando aumentar a receita dos municípios”, afirmou Lauro Junior.

“Nós estamos aqui, 14 dos 26 prefeitos, em busca de recursos para aumentar nossa arrecadação e essa união neste evento mostra também a força da Amuvi”, comenta Emerson Toledo.

Principal receita de 70% das 399 prefeituras do Paraná, o FPM teve queda de 34% no primeiro repasse de julho de 2023, em relação ao mesmo período de 2022, segundo a CNM e a AMP. No primeiro repasse de agosto, pago até o dia 10, o Fundo caiu 20% em relação ao mesmo período de 2022. No semestre, contudo, o FPM fechou em leve  alta.

Na programação da mobilização, está confirmada para esta quarta-feira, de manhã, a participação do relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019, no Senado, senador Eduardo Braga (MDB-AM). Na oportunidade, os municipalistas vão apresentar as emendas elaboradas pela CNM para a proposta. 

Estudos técnicos da CNM mostram municípios “no vermelho”

Durante a mobilização, o presidente da CNM. Paulo Ziulkoski apresentou a prefeitos um estudo completo elaborado pela entidade que mostra que a cada R$ 100 que são arrecadados por pequenos municípios, R$ 91 são utilizados para o pagamento de pessoal e custeio da máquina pública. Assim, mais de 51% dos municípios estão no vermelho. O estudo elaborado pela entidade avalia uma série de realidades e elenca as consequências práticas das medidas que oneraram as prefeituras no primeiro semestre de 2023. 

“Mais da metade dos municípios estão no vermelho, as receitas estão caindo e as despesas crescendo. Nós elaboramos um estudo completo que comprovam essa situação. Aí estão esses números, vocês podem pegar esse estudo e apresentar para seus parlamentares e cobrar a aprovação do arcabouço fiscal”, explicou o presidente da CNM.

Sobre a PEC da Reform a Tributária, o líder do movimento municipalista explicou de forma resumida a atuação da entidade nos últimos anos para que o texto que venha ser aprovado seja o mais benéfico aos Municípios. “Infelizmente não fomos atendidos em algumas das nossas mudanças”, reclama.