Famílias em situação de vulnerabilidade de 21 municípios do Paraná passarão a contar com uma rede de proteção social mais próxima e estruturada. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), oficializou nesta quarta-feira (9) o repasse de R$ 25,2 milhões para a construção de novas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS). Na região, foram beneficiados os municípios de Califórnia e Arapongas, que viabilizaram investimentos de R$ 2,4 milhões.
Serão construídas 16 novas unidades de CRAS nos municípios de Altônia, Ângulo, Arapongas, Cafeara, Califórnia, Cambé, Campina Grande do Sul, Cascavel, Figueira, Foz do Iguaçu, Francisco Alves, Paulo Frontin, Perobal, Quarto Centenário, São José das Palmeiras e Umuarama. Já Braganey, Jaguapitã, Luiziana, Rio Negro e Tomazina receberão novas unidades de CREAS.
Tanto o CRAS quanto o Creas são estruturas essenciais na política de assistência social, com ações e papéis distintos. O CRAS foca na prevenção, oferecendo apoio e serviços às famílias em situação de vulnerabilidade. Já Creas atua em casos mais complexos, quando os direitos já foram violados e é necessário um atendimento especializado.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a assinatura dos termos de liberação dos recursos marca um passo importante para o fortalecimento da política de assistência social diretamente nos municípios que mais precisam.
“Esse repasse representa um avanço fundamental na consolidação da política pública de assistência social no Paraná. Com ele, mais famílias em situação de vulnerabilidade terão acesso a serviços essenciais de proteção social. É uma ação concreta que fortalece a rede de atendimento e amplia a presença do Estado justamente onde mais se necessita”, ressaltou.
O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, assinou o termo de liberação de recursos. A unidade será construída no Araucária.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social de Arapongas, Marisa Bazana, o Cras Araucária fica localizado atualmente em um espaço alugado. “Nós conseguimos a construção de uma sede própria no modelo padrão, no projeto padrão do governo. Vai ficar bem mais fácil o atendimento”, pontua.