POLÍTICA

min de leitura - #

Saúde tem R$ 1,8 bi em obras no PR

Da Redação

| Edição de 23 de dezembro de 2025 | Atualizado em 23 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, passou um ano bastante envolvido com obras. Balanço divulgado pela Diretoria de Obras da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) aponta que mais 1,6 mil obras em andamento ou viabilizadas totalizando aporte de mais de R$ 1,8 bilhão. O investimento integra projeto de regionalização da saúde. “É um compromisso nosso da Sesa, com total apoio do Governo, de fortalecer e regionalizar os serviços de saúde, promovendo uma assistência médica especializada e mais humanizada, tudo isso, com o menor tempo de deslocamento possível”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. No Vale do Ivaí, obras importantes estão nesta lista, incluindo Prontos Atendimentos em Jandaia do Sul, Mauá da Serra e São João do Ivaí e os AMEs – Ambulatórios Médicos de Especialidades em Apucarana e Ivaiporã.

Novo delegado em Jandaia

O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB) recebeu, em seu gabinete, visita do novo delegado titular da comarca. O delegado Conrado Rodrigues OGuedes assumiu oficialmente a Delegacia da Polícia Civil, substituindo Saulo de Tarso Cerqueira Baptista Neto, que deixa a função após período de atuação no município e seguirá para atuar em Arapongas. O encontro teve como objetivo reforçar o diálogo entre a Polícia Civil e o Poder Executivo, além de tratar da transição no comando da delegacia local. Oguedes faz parte da turma de 555 novos policiais  - incluindo 77 delegados - que engrossam as fileiras da Polícia Civil e encerrou formação no início do mês.

Pessuti no Vale do Ivaí

Plenamente recuperado de uma angioplastia recente, o secretário do Codesul - Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Orlando Pessuti deve passar as festas na casa das irmãs, em Jardim Alegre. Em entrevista recente, o ex-governador destacou os avanços em infraestrutura viabilizados no Estado e revelou um projeto em andamento: uma nova ponte sobre o Rio Paraná na divisa com o Mato Grosso do Sul, na região de São Pedro do Paraná, já em tratativas entre os governadores Ratinho Junior (PSD) e Eduardo Riedel (PP). A ideia é criar um novo corredor de exportações, ligando sul do MS ao Porto de Paranaguá. “O Codesul busca encontrar caminhos e soluções e esse é um bom exemplo”, afirma.

Heleno em prisão domiciliar

Condenado a 21 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, o general Augusto Heleno poderá cumprir sua pena em casa. A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu pedido da defesa e concedeu a ele prisão domiciliar humanitária. Heleno tem 78 anos e graves problemas de saúde e está preso desde 25 de novembro, em uma sala do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília. O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do de Jair Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica e entregar passaporte. O militar também não pode usar telefone celular ou acessar as redes sociais.

Bolsonaro passará por cirurgia

O ex-presidente Jair Bolsonaro vai passar o Natal em cirurgia. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que o ex-mandatário deixe a prisão para ser internado nesta quarta-feira (24) no Hospital DF Star, em Brasília. O ex-presidente vai realizar na quinta-feira (25) procedimento cirúrgico para tratar uma hérnia inguinal e quadro de soluço persistente. Bolsonaro está preso em uma sala da Superintendência da Polícia Federal, na capital federal, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação pela trama golpista. A cirugia foi indicada pelços médicos do ex-presidente e pelos peritos da Polícia Federal (PF). A internação deve durar de cinco a sete dias, segundo os advogados.