Os benefícios de duas importantes ferramentas práticas de auxílio à gestão municipal foram detalhados em live realizada na manhã de ontem pela Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Trata-se do painel Gestão Municipal em Foco e do Manual de Início de Mandato, fundamentais para os prefeitos que estão iniciando a gestão do quadriênio 2025-2028.
A abertura da transmissão ao vivo, pelo canal da EGP no YouTube, teve a participação do atual presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães; de seu sucessor, conselheiro Ivens Linhares, que assumirá o cargo de presidente hoje para o biênio 2025-2026; e do coordenador-geral de Fiscalização, Djalma Riesemberg Junior.
“O Tribunal está disponibilizando informações sistematizadas, a partir do grande repositório de dados que possui, para que os gestores municipais possam ter um bom início de mandato”, afirmou Guimarães, ao destacar também o Canal de Comunicação (CACO) - ferramenta eletrônica de diálogo institucional da Corte com seus fiscalizados - e o Atendimento Virtual por Inteligência Artificial (Avia), que esclarece dúvidas de forma rápida e objetiva.
Linhares destacou a importância de eventos de orientação aos gestores no início do mandato e anunciiu que, a partir de fevereiro, o Tribunal iniciará, por Curitiba, um ciclo de oito eventos presenciais, em todas as regiões do estado, com ênfase especial para aqueles prefeitos que assumiram o primeiro mandato em 1º de janeiro deste ano.