Os mais de 85 mil eleitores aptos a votar neste pleito em Arapongas vão escolher entre dois candidatos a prefeito. Disputam a Prefeitura o agrimensor Jair Milani (PL) e o advogado Rafael Cita (PSD). Os dois candidatos ocuparam cargos na atual administração. O pleito de 2024 é bastante diferente da eleição de 2020, quando sete candidatos disputaram a Prefeitura.
Jair Milani, 66 anos, é o atual vice-prefeito de Arapongas, ocupando o cargo nos dois mandatos do atual prefeito Sérgio Onofre (PSD). Milani também foi vice-prefeito nas duas gestões do ex-prefeito Beto Pugliese, entre 2005 e 2012. Durante os mandatos também foi secretário de Agricultura e Obras. Ingressou na carreira política em 1982, como vereador, sendo eleito outras quatro vezes. Foi secretário de Obras da atual gestão até o ano passado, quando rompeu com o prefeito Sérgio Onofre (PSD) após o lançamento do nome de Rafael Cita como candidato da situação.
Além do PL, a chapa de Milani é composta pelos partidos Avante, Podemos, MDB e PMB. Tem como vice o cartorário Guto Grassano (Avante). Pecuarista, Grassano foi candidato a prefeito no pleito de 2020, sendo esta sua quinta eleição – entre cargos de prefeito e deputado.
Com 37 anos, Rafael Cita disputa pela primeira vez um cargo eletivo. Antes de disputar as eleições municipais, ele foi procurador geral do Município de Arapongas e titular da Secretaria de Governo. Braço direito do prefeito Sérgio Onofre, teve nome lançado em uma ampla coalização de onze partidos. Além do PSD, os partidos PP, União Brasil, PSB, Republicanos, PDT, PSDB, Cidadania, PRD, DC e NOVO apoiam sua candidatura.
Cita tem como vice em sua chapa Édina Kümmel (PP). Essa é a primeira eleição que Édina disputa. No entanto, ela foi titular da Secretaria de Cultura na gestão do ex-prefeito Padre Beffa (2013/2016).
PLEITO
Segundo o Fórum Eleitoral de Arapongas, 85.074 eleitores estão aptos a votar durante a Eleição Municipal que acontece neste domingo (06). O perfil do eleitorado de Arapongas é predominantemente feminino, correspondendo a 53,01%. Já os homens chegam a 46,09%. A idade média do eleitor no município é de 45 anos.