OPINIÃO

min de leitura - #

Porque o Brasil não deu certo

​ Por Thiago Zardo, poeta e escritor de Apucarana

| Edição de 21 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Na data 22 de abril comemora-se o dia do descobrimento do Brasil. O antropólogo Darcy Ribeiro passou uma vida toda para concluir sua obra prima “O Povo Brasileiro” e, segundo o próprio autor, o que o levou a escrever seu livro foi um único questionamento: por que o Brasil, o maior e mais rico país da América Latina, não deu certo? Principalmente sabendo que a descoberta e a independência do Brasil e dos Estados Unidos possuem pouquíssimos anos de diferença? 

Darcy, além de antropólogo, foi senador e educador, provavelmente o intelectual que mais saiu da teoria e realizou a prática da erudição de fato com seus projetos sociais, culturais e educacionais; CIEPS, Universidade de Brasília, o Sambódromo da Sapucaí, o Parque indígena do Xingu (o maior do mundo), entre tantos outros. Ou seja, não ficou só no blá, blá, blá. 
Mas retornando a sua obra “O Povo Brasileiro”, Darcy nos convence de como fomos moldados através de três raízes genealógicas, a negra, a branca e a índia, formando assim um sincretismo inigualável, uma miscigenação incrível. Para ele, o Brasil será a nova Roma, ou a Roma Tropical. De fato, para quem deseja entender como surgiu o povo brasileiro, o livro é sem dúvida nenhuma obrigatório, mas para entender o futuro... Mas por que então o Brasil, um país tão rico cultural e territorialmente, não deu certo? Quais foram os erros cometidos pelo povo brasileiro durante a formação de sua história para que o Brasil se tornasse essa porcaria de nação tupiniquim bem meia boca, recheada de incompetentes, malandros, corruptos e oportunistas? E como proferiu Millor “de todos os países do mundo, o Brasil é o mais rico em pobres”.
Uma resposta bem convincente pode ser encontrada no livro do uruguaio prêmio Nobel de literatura (o Brasil não possui um único Nobel) Eduardo Galeano “As Veias Abertas da América Latina”. Em sua obra, Galeano teoriza que a diferença primordial é que toda a América Latina surgiu do intuito de exploração por parte de seus colonizadores, enquanto que, ao contrário da América Latina, os Estados Unidos foram colonizados por protestantes denominados puritanos que não queriam apenas explorar as riquezas naturais, mas queriam e necessitavam muito mais do que isso, queriam formar uma nação independente e eficiente. Deu trabalho, mas deu no que deu, se tornaram a maior potência econômica, política, militar e cultural do mundo. 
Construíram a nação mais desejada e invejada do planeta. Principalmente invejada pelos socialistas de iPhone, comunistas caviar e outros tantos ptmorféticos irresponsáveis. E, segundo Galeano, o motivo maior foi o fato de que na América do Norte nunca teve essa condição superlativa de abundância em recursos naturais. Além do que, para construir uma nova nação, eles tiveram que construir toda uma estrutura industrial, desde a manufatura de pequenas ferramentas, até a mais elaborada indústria mercantil naval para buscar diretamente produtos e assim independerem da Inglaterra. Além de terem que suportar invernos rigorosos, neves e restrição de alimentos. Ou seja, a falta de tudo, a necessidade de tudo tornou um povo trabalhador ainda mais produtivo. Ainda citando Galeano “porque no norte, nunca confundiram a doença com o remédio”