POLÍTICA

3min de leitura - #

Alemanha retomará investimentos no Fundo Amazônia

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 02 de janeiro de 2023 | Atualizado em 02 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Alemanha retomará investimentos no Fundo Amazônia
Imagem descritiva da notícia Alemanha retomará investimentos no Fundo Amazônia

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Em viagem ao Brasil, o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, visitou o estado do Amazonas hoje (2). Em Manaus, encontrou-se com o governador Wilson Lima, reempossado ontem (1º), com quem falou sobre a Amazônia.

Steinmeier veio ao Brasil para prestigiar o novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em sua posse, ocorrida ontem (1°). No encontro com Wilson Lima, o mandatário alemão falou sobre as pretensões de seu país em retomar os investimentos na região através do Fundo Amazônia.

Notícias relacionadas:

O Fundo Amazônia tem objetivo de financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma. O mecanismo de financiamento havia sido desativado no governo passado e foi reativado agora, após

determinação do Supremo Tribunal Federal

(STF). Segundo o presidente alemão, os investimentos previstos são da ordem de € 35 milhões.

Criado em 2008, o fundo recebe doações de instituições e governos internacionais para financiar ações de prevenção e combate ao desmatamento na Amazônia Legal. Em 2019, a Alemanha e a Noruega suspenderam os repasses para novos projetos após o governo brasileiro apresentar sugestões de mudança na aplicação dos recursos e extinguir colegiados de gestão do fundo.

Visita a Manaus

Steinmeier foi ao estado do Amazonas para conhecer projetos e ações financiados com verba do governo alemão. Entre eles está a Torre Atto, em São Sebastião do Uatumã, a cerca de 240 quilômetros de Manaus. Essa torre monitora as condições climáticas da região e as questões do efeito estufa, coordenada por pesquisadores brasileiros e alemães.

VEJA MAIS