POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Preto e Vital animados

Da Redação

| Edição de 23 de setembro de 2022 | Atualizado em 23 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Beto Preto e Vital animados

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vice-prefeito de Apucarana e candidato a deputado estadual nas eleições de 2 de outubro, Paulo Sérgio Vital (PSD), disse nesta sexta-feira que vê grandes possibilidades de obter uma grande soma de votos e conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. Segundo ele, a população tem entendido a necessidade de o município ter um representante na esfera estadual, em Curitiba, bem como na Câmara Federal, em Brasília, na pessoa do ex-prefeito e ex-secretário estadual da Saúde, Beto Preto (PSD). Ambos (foto) têm percorrido juntos os bairros de Apucarana, em companhia do prefeito Junior da Femac (PSD), de oito vereadores e muitas outras lideranças políticas locais, todos empenhados em trabalhar para que Apucarana volte a ter deputados próprios, assim como acontece com outros municípios do seu porte. Tanto Paulo Vital como Beto Preto estão bastante animados.

Paz nas eleições 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta quinta-feira a campanha Paz nas Eleições com vídeos e sposts exibidos nas emissoras de rádio e televisão de todo o País. A campanha pede que a violência fique de fora da disputa eleitoral e compara o futebol com as eleições, duas festas populares e que devem ser pacíficas. A mensagem afirma que futebol e eleições envolvem rivalidades em que a violência não pode entrar. “O jogo tem que ser limpo!”, afirma a narradora, ao lembrar que, tanto no futebol quanto na política, “adversário não é inimigo” e que “eleição em clima amistoso é vitória da democracia”.

Sigilo quebrado

A Justiça de São Paulo determinou a quebra do sigilo das declarações de Imposto de Renda do candidato a presidente da República Ciro Gomes (PDT) nos últimos dois anos e o bloqueio de R$ 185 mil das contas do pedetista. As decisões da juíza Mônica Di Stasi, da 3.ª Vara Cível de São Paulo, foram tomadas em uma ação por danos morais movida pelo senador José Serra (PSDB-SP). Ciro foi condenado a pagar indenização por dizer que “faltava escrúpulo e ética” ao tucano. A declaração foi dada em entrevista na campanha de 2002, quando os dois foram adversários na corrida ao Planalto.

Ônibus na Vila Reis

O vereador Marcos da Vila Reis (PSD) apresentou requerimento na Câmara de Apucarana pedindo à empresa Nordeste, que faz as linhas intermunicipais entre Ivaiporã, Mauá da Serra, Califórnia e Apucarana, que possibilite a entrada dos ônibus no Distrito da Vila Reis para deixar e pegar passageiros dentro do bairro. Hoje, esses ônibus passam direto, deixando passageiros às margens da rodovia que, com a duplicação, ficou mais difícil e inseguro para os pedestres cruzarem a pista. Segundo o vereador, além de ser mais seguro, os moradores da Vila Reis também teriam mais uma alternativa de ônibus para se deslocar para Apucarana. Conforme o vereador, com a pista marginal ficou mais fácil para os ônibus entrarem no bairro e saírem.

Coordenadoria da Mulher

Sabáudia vai instalar na próxima terça-feira (28) a Coordenadoria da Mulher, um novo espaço público que vai prestar atendimento exclusivo às mulheres nos setores jurídico, psicológico e assistencial. Instalação será às 9h30, na Rua São Paulo nº 30. A coordenadoria foi criada por municipal aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Moisés Ribeiro (PP), com apoio da Secretaria de Assistência Social. A vice-prefeita Cristiane Viana dos Santos Bortolo explica que o local será um espaço acolhedor para que as mulheres vítimas de abusos busquem amparo nos casos de qualquer tipo de violência seja ela física, psicológica, moral, patrimonial e até mesmo sexual.