POLÍTICA

3min de leitura - #

Beto Preto participa de missão da saúde nos EUA

Edison Costa

| Edição de 31 de março de 2023 | Atualizado em 31 de março de 2023
Imagem descritiva da notícia Beto Preto participa de missão da saúde nos EUA
Imagem descritiva da notícia Beto Preto participa de missão da saúde nos EUA

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

O deputado federal Beto Preto (PSD) viajou nesta sexta-feira para os Estados Unidos. Ele integra uma missão oficial da Associação Nacional dos Hospitais, composta por oito deputados e três senadores. Eles vão conhecer as novas tecnologias e novas estruturas de funcionamento das instituições hospitalares daquele país.

De acordo com Beto Preto, que é médico, têm alguns hospitais dos Estados Unidos que são ponta para o mundo todo. Um deles é o Johns Hopkins, que fica na cidade de Baltimore, próximo à capital Washington. “Junto com outros parlamentares, vamos conhecer e entender o que está acontecendo de diferente e de novo. Além de ser um hospital de ponta e de grande vanguarda, o Johns Hopkins também tem uma forte atuação em estudos, pesquisas e estatísticas de saúde pública”, explica.

A comitiva brasileira fica nos Estados Unidos até a próxima quinta-feira, encerrando a missão com uma reunião na Organização Panamericana de Saúde, em Washington. No retorno, Beto Preto terá uma reunião com o governador Ratinho Junior (PSD). Há indícios de que ele pode se licenciar da Câmara Federal por algum período para auxiliar o governador em várias ações na área de saúde.

MARCHA

Nesta semana, Beto Preto participou da tradicional Marcha dos Prefeitos em Brasília. Segundo ele, “foi um movimento muito bom em que o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, colocou em sua fala todas as amarguras que passam pelo coração dos prefeitos nesse momento”.

O deputado observa que Ziulkoski expôs um assunto que não está sendo muito falado hoje, que é a questão dos fundos próprios de previdência de quase dois mil municípios que “ou estão quebrados ou vão quebrar”. Para solucionar esse problema, o deputado defende uma reforma da previdência.

Conforme Beto Preto, a saúde e a educação também estão relegadas a um segundo plano com a emenda constitucional do teto de gastos de 2016. “Por isso, enquanto ex-prefeito, enquanto deputado federal e homem público, queremos rever o teto de gastos da saúde e da educação”, declarou o parlamentar, que integra a Comissão de Saúde Pública da Câmara dos Deputados.

VEJA MAIS