POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Preto, Vital e Junior unidos

Da Redação

| Edição de 09 de setembro de 2022 | Atualizado em 09 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Beto Preto, Vital e Junior unidos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com apenas três semanas de campanha eleitoral até o dia 2 de outubro, a “dobradinha” Beto Preto (PSD), candidato a deputado federal, e Paulo Vital (PSD), candidato a deputado estadual, intensifica a maratona de reuniões, caminhadas, panfletagens e adesivagens em Apucarana. Nos últimos dias voluntários estão trabalhando em semáforos na área central e participando de caminhadas pelos bairros da cidade. Nesta sexta-feira a campanha de Beto Preto e Paulo Vital levou um grande número de apoiadores para a Festoque, na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), que neste fim de semana deve ter a presença de milhares de pessoas. O prefeito Junior da Femac está muito otimista com a campanha de Beto Preto e Paulo Vital e tem reforçado o pedido de voto nos que considera “filhos de Apucarana”. 

Aeroportos e rodovias 

O tema escolhido pelo governador Ratinho Júnior (PSD), em suas redes sociais como candidato à reeleição, nesta sexta-feira, foi logística. Em dois posts, ele destacou o Voe Paraná, programa do governo que contempla o sistema aeroportuário do Estado – o número de aeroportos com operações regulares no Paraná subiu de 6 para 20; e também falou do antigo sonho de 60 anos, que é a ligação entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, através da Estrada Boiadeira que, enfim, saiu do papel. O governador destacou também a Ponte da Integração, entre Brasil e Paraguai, uma espera de 30 anos, que chega ao fim. Em breve, disse, a obra estará liberada para a população. A última aduela já foi colocada.

Permanência em casa

Já Roberto Requião, candidato ao governo do Paraná pela federação PT/PCdoB/PV, usou as redes sociais para mostrar momentos em casa, com familiares, e falou de agendas de entrevistas para veículos de comunicação do Estado. Requião falou a veículos de Ponta Grossa, na manhã desta sexta-feira. Mas se mostrou antenado com a pauta nos posts de Ratinho Júnior também. Requião diz que o governador não vai aos debates por preferir simular, na TV, obras de Itaipu e obras de acordo de leniência do pedágio, referindo-se justamente às obras da ponte da integração e da Estrada Boiadeira, respectivamente. No rádio e na TV, a campanha eleitoral também está bastante movimentada.

Campanha suprapartidária

O senador Álvaro Dias (Podemos), que tenta a reeleição numa disputa mais acirrada do que ele se acostumou a enfrentar nos últimos anos, tem percorrido o Estado com frequência. Nesta sexta-feira, ele cumpriu agendas com empresários, políticos e imprensa em Cascavel. Nas entrevistas à imprensa, um aspecto curioso. Álvaro Dias fala que sua campanha é suprapartidária, referindo-se ao apoio que recebe de prefeitos, inclusive de partidos mais progressistas do que aqueles com os quais o senador costuma se relacionar. Para entendedores, esse discurso seria uma clara sinalização de que Álvaro estaria se aproximando dos partidos de centro-esquerda, sonhando com o voto útil daqueles que não querem a eleição do ex-juiz Sérgio Moro.

Bolsonaro sobe no Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34%. Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Simone Tebet (MDB) tem 5%. Em relação à pesquisa anterior, de 1º de setembro, Lula se manteve igual. Já Bolsonaro foi de 32% para 34%, enquanto Ciro tinha 9% e agora tem 7%. Tebet tem os mesmos 5% e Soraya Thronicke (União Brasil) segue com 1%. A pesquisa ouviu 2.676 pessoas em 191 municípios nos dias 8 e 9 de setembro e está registrada no TSE sob o número BR-07422/2022.