POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 15 de março de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Série de inaugurações 

Em reunião do secretariado nesta segunda-feira, o prefeito Junior da Femac confirmou um calendário de importantes inaugurações e lançamento de novas obras para os próximos dias. Ainda nesta semana deve acontecer a inauguração da nova sede da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), na Barra Funda. O evento deve acontecer na quinta ou sexta-feira. Outra obra que está sendo finalizada e deve ser entregue é a pavimentação asfáltica da “estrada velha” do Pirapó. Nos próximos dias também deve acontecer a liberação da licitação para a execução das obras do Hospital de Apucarana, no prédio que era ocupado pela AMS. A obra tem um custo estimado de R$18 milhões e a prefeitura já dispõe de R$5 milhões para investir neste ano. 

Sem máscaras no Senado
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), revogou nesta segunda-feira a obrigatoriedade do uso de máscara nas dependências da Casa. O ato passa a valer desde a publicação. Na decisão, o presidente afirmou que segue as orientações do governo do Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha desobrigou, na última sexta-feira, o uso de máscara em locais fechados no DF. A utilização obrigatória do equipamento de proteção nas dependências do Senado foi determinada em maio de 2020. Pelo avanço da Covid-19, tanto na Câmara quanto no Senado as sessões de plenário ainda ocorrem de maneira híbrida.
Romanelli e as rodovias
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) encaminhou nesta segunda-feira uma mensagem para o DER-PR pedindo que o Estado intervenha junto aos órgãos competentes pela devida manutenção das BRs (rodovias) que cortam o Paraná. Ele também cobra a iluminação das praças de pedágio desativadas. “O pedido se justifica devido às péssimas condições em que se encontram as rodovias federais, quase todas esburacadas e com desníveis, bem como à ausência de iluminação nas praças de pedágio, com lâmpadas queimadas e/ou quebradas, que dificultam muito a visibilidade, podendo causar sérios acidentes”, afirma o documento. 

Chapa Lula e Alckmin
Lula e Alckmin preparam o anúncio da chapa presidencial para meados de abril. O local já está definido: será em São Paulo. Alckmin deve assinar sua ficha de filiação ao PSB no fim deste mês. Ao contrário de outros pré-candidatos que pretendem deixar o anúncio para o mês de junho, Lula tem pressa. A ala mais à esquerda do PT, partido do ex-presidente, segue reclamando da escolha por Alckmin, relembrando de posições antigas do ex-governador paulista. Mas Lula tem reagido de forma mais dura também. E essa é uma das razões pelas quais deseja liquidar esse assunto anunciando sua dobradinha com Alckmin.