POLÍTICA

3min de leitura - #

Começa revisão biométrica em três comarcas da região

Edison Costa

| Edição de 27 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Três comarcas eleitorais da região deram início oficialmente, ontem, ao recadastramento biométrico dos eleitores: Jandaia do Sul, Marilândia do Sul e Ortigueira, as quais compreendem dez municípios. Juntas somam aproximadamente 79,8 mil eleitores, que terão que comparecer aos cartórios eleitorais de suas sedes para troca do título de eleitor. Para o ato de revisão biométrica o cidadão deve levar o título de eleitor, um documento de identidade com foto e um comprovante de residência. Quem não fizer a revisão biométrica dentro do prazo estipulado terá seu documento de eleitor automaticamente cancelado e não poderá votar nas eleições do ano que vem. Em todas as comarcas, o processo conta com o apoio das prefeituras dos municípios abrangidos.


Em Jandaia do Sul, os trabalhos estão sob coordenação geral do juiz João Gustavo Rodrigues Stolsis, da 70ª Zona Eleitoral, e do chefe do Cartório, William Roberto Vargas. Além de Jandaia do Sul, a Comarca abrange também os municípios de Bom Sucesso, Kaloré, Marumbi e São Pedro do Ivaí, num total de 37.115 eleitores. O recadastramento vai até o dia 27 de outubro.
Segundo William Vargas, onze guichês estão atendendo aos eleitores das cinco cidades, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. A expectativa é atender uma média de 431 pessoas por dia, a fim de atingir 100% ou pelo menos 80% do total de eleitores.
Em Marilândia do Sul, a revisão biométrica está sob responsabilidade da juíza Stephanie Assis Pinto de Oliveira, da 76ª Zona Eleitoral, e do chefe do Cartório Eleitoral, Bruno Azzolini. Os trabalhos prosseguem até o dia 15 de setembro.
Além de Marilândia do Sul, a Comarca atende os municípios de Califórnia, Mauá da Serra e Rio Bom, totalizando 24.411 eleitores. Cerca de 40 colaboradores estão trabalhando no atendimento ao público, de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. A meta é atender em média 387 pessoas por dia para atingir 100% dos eleitores ou próximo disso até o prazo final.
Já em Ortigueira, a Comarca local abrange apenas este município, através da 167ª Zona Eleitoral, que tem 18.310 eleitores cadastrados. Os trabalhos têm a coordenação geral do juiz Ricardo Piovezan e do chefe do Cartório, Rafael Antônio Costa. O processo de revisão biométrica prossegue até o dia 25 de agosto.
Em Arapongas, o recadastramento eleitoral teve início no dia 12 de junho, com término previsto para 17 de novembro. Ao todo deverão passar pela revisão biométrica 88.166 eleitores, sendo 82.413 de Arapongas e 5.753 de Sabáudia, que fazem parte das 61ª e 180ª Zonas Eleitorais, respectivamente.
Em Arapongas, o processo tem a coordenação geral do juiz Amarildo Clementino Soares, da 180ª Zona Eleitoral e diretor do Centro de Atendimento ao Eleitor (CAE), e de Mariângela de Souza Melo, chefe do Cartório Eleitoral.
Em mais esta etapa, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) pretende implantar a biometria em 159 novos municípios. Até março do ano que vem, a meta é atingir 82% do eleitorado paranaense com este sistema de impressão digital.

VEJA MAIS