POLÍTICA

min de leitura - #

Corporações já preparam formação de novos soldados

Cindy Santos

| Edição de 27 de junho de 2022 | Atualizado em 27 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Corporações já preparam formação de novos soldados

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana, 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Arapongas e 6ª CIPM de Arapongas já se preparam para formação dos novos soldados.

No 10º BPM, a estrutura já está preparada com sala de aula e estande de tiro. O comando não soube informar quantos alunos soldados farão o curso na unidade. Contudo, a previsão da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) é que até agosto os aprovados estejam disponíveis para iniciar as atividades.

Em Arapongas, a 7ª CIPM confirmou que o curso de formação começará em 25 de julho com 30 alunos soldados. Toda a estrutura necessária para o treinamento já está preparada, afirma a tenente Andressa Viana. Segundo ela, além dos cursos de abordagem, tiro, direito, legislação, esse ano a novidade é que os alunos aprenderão Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em Ivaiporã, a previsão inicial é de contratação de 40 policiais militares e 25 bombeiros militares. Segundo o major Rangel Calixto Peijo, da 6ª CIPM, o anúncio era aguardado com grande expectativa. A 6ª CIPM abrange 14 municípios e o último curso de formação aconteceu há 10 anos.

A prioridade da 6ª CIPM é suprir a demanda em regiões onde não tem policiamento. São os casos de Ariranha e Arapuã, onde a equipe de serviço atende os dois municípios, assim como em Jardim e Lidianópolis, Rosário do Ivaí e Rio Branco do Ivaí, e Borrazópolis e Cruzmaltina. “A ideia é voltar o que era há 10 anos atrás e que cada cidade tenha suas equipes. Esses novos policiais que serão formados vão ajudar sobremaneira o policiamento aqui em Ivaiporã e nas demais cidades”, comenta.

BOMBEIROS

Os 25 alunos da escola de formação do 1º SubGrupamento de Bombeiros Independente – Ivaiporã (SGBI) vão iniciar a escola no novo quartel que está em fase final de construção e deve ser finalizado até 9 de julho. 

Segundo a comandante do 1º SGBI, major Geovana Angeli Messias, a previsão de entrega do novo quartel pela empreiteira à Paraná Edificações é para o dia 9 de julho e o início do curso de formação de bombeiros tem previsão para o final de julho. “Teremos um espaço bom para receber a escola dentro do quartel, vai ter piscina para um treinamento adequado, academia, toda uma infraestrutura, onde será possível fazer um curso com maior qualidade, com certeza maior do que foi feito em 2012”, comenta a major Geovana Angeli. 

(CINDY SANTOS)