POLÍTICA

min de leitura - #

Crise entre Guiana e Venezuela preocupa o Brasil

Agencia Brasil

| Edição de 07 de dezembro de 2023 | Atualizado em 07 de dezembro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira, que está acompanhando com “crescente preocupação” a situação em Equessibo, território em disputa por Venezuela e Guiana, que faz também fronteira com o Norte do Brasil. No último domingo, a Venezuela aprovou um referendo que torna a região parte do país. No início da semana, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, determinou a criação de um estado na área disputada. 

A preocupação do presidente Lula foi manifestada durante a abertura de reunião de cúpula dos países membros do Mercosul, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. 

“O Mercosul não pode ficar alheio a essa situação”, disse, ao pedir o apoio dos colegas sul-americanos a uma minuta acordada pelos chanceleres do bloco regional.

Não queremos que esse tema contamine a retomada do processo de integração regional ou constitua ameaça à paz e estabilidade”. 

Lula defendeu que a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) sejam utilizadas para o encaminhamento pacífico da questão. (AGÊNCIA BRASIL)