POLÍTICA

min de leitura - #

Ditão Púpio prioriza empregos em Jandaia do Sul

Edison Costa

| Edição de 23 de outubro de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito reeleito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, juntamente com seu vice Valdecir Albieri (PDT), o Cir Albieri, já estabeleceu como prioridade no próximo mandato a busca de mais indústrias e a geração de empregos. Para tanto, ambos traçaram um plano de ações que tem como meta a abertura de no mínimo 400 novas vagas de trabalho em Jandaia do Sul nos próximos quatro anos.

“Não adianta só construir casas, se o povo não tem emprego e não tem renda”, afirma Ditão Púpio, embora o Município já tenha assegurado a construção de 218 unidades para o ano que vem junto à Cohapar. Ele assinala que, quando as famílias têm trabalho para garantia de seu sustento, ganham as famílias e também o município, que aumenta a sua arrecadação e tem condições de melhorar o atendimento à população.

Imagem ilustrativa da imagem Ditão Púpio prioriza empregos em Jandaia do Sul
O prefeito reeleito observa que muitas pessoas têm procurado a Prefeitura em busca de trabalho. Ele explica, no entanto, que a administração municipal não pode fazer contratações sem concurso público e sem necessidade alguma. “Pelo contrário, a administração municipal tem que trabalhar com uma máquina administrativa enxuta e obedecendo ao limite de gastos com a folha salarial.

“O que precisamos é buscar alternativas de emprego através das empresas privadas e é por este caminho que queremos seguir”, afirma Ditão Púpio. Seu plano de trabalho inclui incentivos às empresas que queiram se instalar em Jandaia do Sul e fortalecimento das empresas já existentes no município.

TERRENOS CEDIDOS

A administração municipal vai fazer também um levantamento de todos os terrenos do município que foram doados a empresas e não estão sendo utilizados. Esses lotes serão revertidos ao município e repassados àquelas que queiram se instalar na cidade ou às já instaladas que pretendem ampliar suas atividades.

A necessidade de geração de emprego e renda em Jandaia do Sul é reforçada pelo vice-prefeito reeleito Cir Albieri. Ele observa que há 20 anos Jandaia do Sul tem os mesmos 21.500 habitantes, o que significa, segundo ele, que a cidade parou no tempo. “Esta situação demonstra que alguma coisa está errada em Jandaia do Sul”, afirma Cir Albieri. “A conclusão que a gente chega é que quem esteve no comando do município durante esses anos nada fez para gerar empregos e os moradores tiveram que buscar alternativas de trabalho fora do município”, avalia.

A saúde também terá prioridade e deverá passar por uma reformulação total, inclusive com a contratação de profissionais pelo programa “Mais Médicos”.

Vitória na eleição foi surpreendende
A dupla Ditão Púpio e Cir Albieri está no comando da Prefeitura de Jandaia do Sul há apenas oito meses. Ambos assumiram o poder municipal em fevereiro deste ano, com a cassação do mandato do ex-prefeito Carneiro da Metafa (PSDB).
No pleito do dia 2 de outubro deste ano, a chapa Ditão Púpio e Cir Albieri foi reeleita com exatos 7 mil votos, representando 55,10% dos votos válidos. A diferença foi de 2.885 votos em relação à candidata segunda colocada Maria Aparecida Borba (PP), que fez 4.115 votos, ou seja, 32,39%. Em terceiro lugar ficou Muriel da Janbonés (SD), com a soma de 1.589 votos (12,51%). “Pelas nossas pesquisas internas, resultado foi o esperado”, afirma Ditão Púpio.
“Depois de vinte anos, a cidade de Jandaia do Sul foi passada a limpo de uma maneira histórica. O povo quis mudanças e nós também vamos promover mudanças no jeito de governar”, diz Cir Albieri. (E.C.)

Gestão prepara fechamento de contas
Nesses oito meses à frente da Prefeitura de Jandaia do Sul, o prefeito Ditão Púpio assegura que tem procurado manter as finanças do Município sob controle, apesar da queda de arrecadação. Ele explica que em função da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Jandaia do Sul deixou de receber neste ano uma média de R$ 700 mil, um volume muito alto. Mas a expectativa é pagar o 13º salário em dezembro (metade já foi paga) e fechar o exercício com as contas em dia.
Durante este período foram concluídas várias obras que estavam paralisadas. A Prefeitura também conseguiu R$ 1,3 milhão do governo do Estado, a maioria de emendas parlamentares, que está sendo investido em várias áreas. (E.C.)

MAIS LIDAS