POLÍTICA

min de leitura - #

Governador destaca atuação conjunta com os municípios

Da Redação

| Edição de 05 de abril de 2023 | Atualizado em 05 de abril de 2023
Imagem descritiva da notícia Governador destaca atuação conjunta com os municípios

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ogovernador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) destacou a atuação conjunta entre o Governo do Estado e prefeituras no desenvolvimento de projetos que impactam diretamente a vida da população dos 399 municípios paranaenses, em áreas como infraestrutura e desenvolvimento urbano, saúde, entre outras. Ele participou do evento de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), nesta quarta-feira, em Curitiba. O novo presidente é o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Pereira dos Santos (PTB), sucedendo ao prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller (MDB). 

A chapa eleita tem como vice-presidente o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC); como tesoureiro o prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (MDB); e como presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico dos Municípios o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD).

“Os municípios têm participado das decisões do Estado de uma forma muito estratégica. Temos como exemplo os consórcios municipais de saúde, a infraestrutura, saneamento básico, projetos na área de resíduos sólidos, com uma preocupação muito forte com o meio ambiente”, disse Ratinho Junior. “É uma série de desafios que estamos enfrentando e resolvendo ao lado das prefeituras, sempre buscando soluções em conjunto”, acrescentou Ratinho Jr.

Para o governador, a parceria tem potencializado o desenvolvimento econômico estadual. “O Paraná vive um bom momento não só graças ao nosso governo, mas a esse trabalho conjunto, que se reflete em investimentos nos municípios por parte da iniciativa privada, que fazem a locomotiva econômica andar”, disse. “Temos um grande volume de empresas que estão vindo para o Paraná. São R$ 200 bilhões em investimentos privados acontecendo no Estado hoje. Tudo isso fez com que o Paraná se tornasse a quarta maior economia do país”, ressaltou.

O novo presidente, Edimar Santos, disse que a entidade tem papel fundamental na interlocução entre os municípios e o Governo do Estado, e destacou que o diálogo tem sido positivo. “A AMP permite uma ligação muito mais próxima dos municípios com os secretários e o Governo do Estado, que ouve atentamente todas as pautas municipalistas. Sempre temos esse diálogo para que os recursos sejam aplicados no que a população reivindica”, afirmou.

Junior Weiller, agora ex-presidente da AMP, definiu a gestão atual do Governo do Estado como a que mais dedicou esforços às pautas municipais. “Essa é a gestão estadual mais municipalista da história do Paraná”, enfatizou.

Projeto de asfalto é exemplo de municipalismo

A mais recente iniciativa conjunta entre o Estado e os municípios paranaenses é o programa Asfalto Novo, Vida Nova, lançado nesta terça-feira pelo governador Ratinho Junior, para a pavimentação de áreas urbanas em 160 municípios com até 7 mil habitantes, nesta primeira etapa.

“Nós estamos lançando o maior projeto de pavimentação da história do Paraná. Queremos fazer com que, no futuro, os 340 municípios com até 25 mil habitantes possam estar 100% pavimentados. O projeto inclui asfalto, galeria pluvial, iluminação de LED, acessibilidade. Queremos fazer esse grande trabalho para melhorar a qualidade de vida das pessoas, transformando o Paraná em um estado cada vez mais moderno”, destacou o governador na posse da nova diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, ressaltou que a AMP teve uma participação ativa do desenvolvimento do programa. “Lançamos o maior pacote de revitalização asfáltica dos últimos tempos no Paraná. Isso só foi possível com a parceria do governo, da Assembleia Legislativa, mas principalmente da AMP. Fizemos reuniões técnicas com os municípios para que pudessem antecipar seus projetos”, explicou.