POLÍTICA

3min de leitura - #

Juiz de Apucarana recebe convite para atuar no STJ

Da Redação

| Edição de 16 de abril de 2024 | Atualizado em 16 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Juiz de Apucarana recebe convite para atuar no STJ
Imagem descritiva da notícia Juiz de Apucarana recebe convite para atuar no STJ

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Diretor do Fórum Desembargador Clotário Portugal e titular da 1ª Vara Criminal de Apucarana, o juiz Oswaldo Soares Neto foi convocado para ocupar o cargo de juiz auxiliar do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. 

O magistrado deve ficar na corte federal por seis meses, mas continuará nesse período vinculado ao Judiciário de Apucarana. Soares Neto trabalhará na sexta turma criminal do STJ. O juiz já atua na área criminal há 12 anos e vê no convite uma oportunidade de aprofundar seu conhecimento jurídico em uma instância final. 

Criado pela Constituição Federal de 1988, o STJ é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. É de sua responsabilidade a solução definitiva dos casos civis e criminais que não envolvam matéria constitucional nem a justiça especializada. 

O magistrado explica que o convite de trabalhar no STJ surgiu após a convocação do desembargador Otávio Augusto de Almeida Toledo, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), para atuar temporariamente na Terceira Seção e na Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça. Õ STJ está com duas vagas abertas e Otávio Toledo ficará na função até um novo desembargador ser nomeado. 

Durante esse período, ele convidou o juiz de Apucarana, que já atuou junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2019 e 2021 na implantação de um Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) em todo Brasil. 

“A convocação como juiz auxiliar pelo Superior Tribunal de Justiça me deixa extremamente honrado, pois o STJ é uma corte que possui jurisprudência em todo o Brasil. Poder vivenciar essa rotina é uma experiência que será marcante para mim”, disse o magistrado em entrevista à Tribuna.

No entanto, o juiz esclareceu que não vai deixar as suas funções na Comarca de Apucarana. “Continuarei trabalhando na 1ª Vara Criminal de Apucarana, atuando em todos os serviços que podem ser realizados à distância, o que é possível graças ao processo eletrônico”, afirma Soares Neto.

Quanto à rotina que ele vai vivenciar em Brasília, o magistrado conta que pautará a sua atuação pela “dedicação”.

“Vou auxiliar na gestão do gabinete do desembargador Otávio Toledo com muita dedicação, buscando o máximo de empenho diante da grande demanda que o STJ possui”, salienta o juiz de Apucarana. (COM REPORTAGEM DE LOUAN BRASILEIRO)

VEJA MAIS