Moradores do Assentamento Oito de Abril, em Jardim Alegre, agora já podem se intitular proprietários rurais. Na tarde da última sexta-feira (17), foram entregues 418 Títulos de Domínio (título definitivo) a famílias de agricultores do local. Foi a primeira emissão desse tipo de documento na área, que foi ocupada em maio de 1997 e que soma 13,8 mil hectares. O evento aconteceu na quadra poliesportiva do Colégio Estadual do Campo José Martí.
De acordo com o superintendente do Incra/PR, Robson Luís Bastos, os documentos asseguram a transferência do imóvel rural ao assentado e garantem o acesso à terra, aos créditos agrícolas e a outros programas do Governo Federal de apoio à agricultura familiar.
“Esses documentos entregues hoje dão a segurança jurídica para que o agricultor assentado tenha condições para manter a produção no lote, contribuindo, assim, para o desenvolvimento rural sustentável no estado”, afirmou Robson Bastos.
Para o prefeito José Roberto Furlan (Cidadania), foi um dia de bênçãos. “Uma conquista que será sempre lembrada. Uma luta de vários anos que teve início embaixo de lonas na rodovia e hoje eles passam a ser os donos de suas terras”, destacou Furlan.
Para Valdemar Batista, conhecido como Nego, integrante da coordenação do assentamento, o título de domínio é a cereja no bolo. “É a realização da nossa conquista. Da luta que tivemos aqui desde 1997”, disse.
O assentamento tem uma agricultura diversificada, tendo como principal atividade a produção leiteira, que é comercializada pela cooperativa do assentamento. “Também temos muita produção de soja, milho e trigo. E também uma produção muito grande de hortifrutis, que é comercializada pela cooperativa via os programas de governo. Enfim, a produção é muito grande e diversificada aqui no assentamento”, acrescentou.
O evento contou ainda com as presenças dos deputado federais Sergio Souza (MDB) e Ênio Verri (PT), do deputado estadual Professor Lemos (PT), além do ex-governador Orlando Pessuti (MDB). (DA REDAÇÃO)