POLÍTICA

min de leitura - #

Mulheres podem mudar a realidade do País, diz Carolina Scarpelini

Claudemir hauptmann

| Edição de 22 de agosto de 2022 | Atualizado em 22 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Mulheres podem mudar a realidade do País, diz Carolina Scarpelini

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Acandidata a deputada federal de Apucarana, pelo partido Solidariedade, Carolina Scarpelini, diz que mulheres podem fazer “a verdadeira transformação política” de que o País necessita. Publicitária e empresária, Carolina Scarpelini é filha do último deputado federal eleito por Apucarana, ainda na década de 1990, o ex-prefeito Carlos Roberto Scarpellini, e também das ex-vereadora por três mandatos, Lucimar Scarpelini. 

Para ela, é fundamental que as mulheres participem mais ativamente da política, ocupando todos os espaços, inclusive nos partidos políticos, para que possam promover as mudanças na política. “Eu vejo que a mulher é fundamental no processo de transformação da realidade política”, diz a empresária, destacando que as mulheres, até por formação cultural, têm outras maneiras de olhar e de se relacionar com as demandas sociais diferentes das formas como agem tradicionalmente os homens, ainda maioria no universo político. 

Carolina Scarpelini deu entrevista ao site TNonline, dentro da série Eleições2022, que vem gravando conteúdos com todos os candidatos por Apucarana, Arapongas e todo o Vale do Ivaí.

Além de falar da condição da mulher como principal bandeira de atuação política, Carolina Scarpelini falou sobre o desenvolvimento sustentável para Apucarana e demais cidades do Norte do Estado.

Sobre o Vale do Ivaí, em particular, a candidata diz que é fundamental qualificar a representação, a partir do diálogo constante com prefeitos, gestores públicos, mulheres empreendedoras e lideranças políticas para a construção de projetos que estimulem o desenvolvimento de novos negócios e a geração de emprego e renda.

Para ela, político tem que ter visão macro e competência para articulação rápida que permita fazer as coisas avançarem conforme as necessidades da sociedade.

Carolina Scarpelini já disputou duas eleições anteriores em Apucarana. Em 2016 ela foi candidata a vereadora pelo antigo DEM, obtendo 1.288 votos (1,91%). Em 2020 foi candidata a prefeita pelo partido Podemos, obtendo 726 votos (118%).