POLÍTICA

3min de leitura - #

Paraná lança nove concorrentes ao governo

Editoria de Política

| Edição de 07 de agosto de 2018 | Atualizado em 06 de agosto de 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Depois das últimas convenções partidárias realizadas no final de semana, as eleições de 7 de outubro no Paraná terão nove candidatos ao governo e 14 para o Senado Federal. As chapas majoritárias com maior número de partidos na coligação são as que lançam a governadora Cida Borghetti (PP) à reeleição e o deputado estadual Ratinho Junior (PSD) ao governo, com oito partidos cada.
A chapa da governadora Cida Borghetti confirmou na manhã de ontem o nome do coronel da reserva Sérgio Malucelli (PMN) como vice. Malucelli foi secretário de Segurança no governo de Beto Richa e presidente da Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná). Ex-comandante da Polícia Militar, Malucelli é filiado ao PMN, do prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
Na convenção, o PP anunciou o ex-governador Beto Richa (PSDB) e o deputado federal Alex Canziani (PTB) como candidatos ao Senado na chapa. 
Ratinho Junior fechou sua chapa ao governo no fim da tarde de domingo com o empresário Darci Piana, ex-presidente da Federação do Comércio do Paraná, na vice. Ratinho também decidiu apoiar o empresário Oriovisto Guimarães, o Professor Oriovisto, do Podemos, como seu candidato ao Senado. Com isso, o partido do senador Alvaro Dias, pré-candidato à presidência, deve ter liberdade para apoiar Ratinho Jr, embora não haja uma coligação oficial para o governo. Osmar Dias (PDT) desistiu de concorrer ao governo. 
A coligação manteve a candidatura de Renan da Mata (PSC), ligado ao pastor Takayama (PSC). Assim, Ratinho Jr. terá dois candidatos ao Senado. 
Com a desistência do ex-senador Osmar Dias ao governo, o PDT decidiu apoiar a candidatura do deputado federal João Arruda (MDB) ao Palácio Iguaçu. Ele terá como vice a presidente da Câmara de Ribeirão Claro, Eliana Cortez da Silva (PMN). A chapa absorveu ainda o SD o e PCdoB. 
O ex-deputado federal Nelton Friedrich (PDT) será candidato ao Senado e vai dividir chapa com o senador Roberto Requião (MDB), candidato à reeleição.

PT confirma duas mulheres na chapa de Dr. Rosinha
O PT confirmou Anaterra Viana, secretária de Política para Mulheres do partido, como vice na chapa do ex-deputado federal Doutor Rosinha ao Palácio Iguaçu, tendo Mirian Gonçalves (PT) para o Senado.
O PSL lançou o jornalista e advogado Ogier Buchi (PSL), apresentador de TV, ao governo. O deputado Fernando Francischini será candidato ao Senado na chapa que tem PSL/Patriotas e PTC. 
As outras candidaturas são do ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi (REDE), com Juliano Murbach (PPL) como vice. O PSOL confirmou a chapa com Professor Piva (PSOL) ao governo, e Fernanda Camargo (PSOL) na vice. O empresário Geonísio Marinho (PRTB) confirmou Paulo Nori (PRTB) como seu vice na chapa ao governo. (E.C.)

VEJA MAIS