POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeita incentiva Festa de São João

Da Redação

| Edição de 22 de junho de 2022 | Atualizado em 22 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeita incentiva Festa de São João

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeita incentiva Festa de São João

Começa nesta quinta-feira e prossegue até domingo, na Praça da Matriz, a tradicional Festa de São João, padroeiro de São João do Ivaí, que é comemorado nesta sexta-feira (dia 24). Neste ano, a prefeita Carla Emerenciano (foto), do União Brasil, propôs uma parceria com o pároco Padre Ricardo para ampliação da programação festiva com atividades religiosas e culturais, incentivando os setores artístico e econômico do município. Segundo ela, a intenção é que os shows voltem a animar a população nesta festa junina, inclusive como forma de incentivar o turismo religioso. Ela lembra que a festa de São João é uma das mais tradicionais do Brasil e também uma marca do povo de São João do Ivaí.

Mulheres na política 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta terça-feira à noite, em rede nacional de rádio e televisão, a campanha “Mais Mulheres na Política 2022”. A ação ficará no ar até o dia 17 de julho, incluindo as redes sociais da Justiça Eleitoral e no Portal do TSE.A defesa de mais mulheres na política já foi tema de outras campanhas do Tribunal. De acordo com avaliação do órgão, os dados mostram que é preciso mudar com assertividade. Se por um lado as mulheres representam 52% da população brasileira, no outro extremo ocupam apenas 12% das prefeituras, 15% do Congresso Nacional e nem 4% nos governos estaduais. 
Gás para o povo em Mauá
A Central Única das Favelas (Cufa), com sede estadual em Curitiba, fez a alegria de 44 famílias de Mauá da Serra nesta segunda-feira (20). Elas foram beneficiadas com uma recarga completa de gás de cozinha. Hoje o botijão está valendo em torno de R$ 135 em alguns pontos de vendas da região. Para isso, as famílias foram previamente cadastradas. Em Mauá da Serra, a Cufa já havia distribuído quatro mil cestas básicas e cartão alimentação para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é coordenado pelo presidente estadual da Cufa, José Campos Jardim, o Zé da Cufa, e pelo coordenador do Vale do Ivaí, Marcos Luís, o Marcão da Cufa. 
Morte que revolta
O prefeito Junior da Femac (PSD) emitiu nota de pesar lamentando profundamente a morte do adolescente Alekson Ricardo Kogenski, de 13 anos, ocorrida nesta terça-feira no Jardim Ponta Gossa. “As circunstâncias da morte do estudante chocaram Apucarana. Estou muito triste com este episódio lamentável. O Alekson foi vítima de agressões, cometidas por um grupo de adolescentes da mesma faixa etária. É um fato difícil de compreender e que gera dor e revolta”, manifesta Junior da Femac. O prefeito afirma que situações como essa tem o repúdio de toda a sociedade e que aguarda pelas investigações da polícia, visando identificar os autores das agressões que culminaram na morte do adolescente.
“Se prendeu, tem motivo”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ontem que a Polícia Federal teve “um motivo” para prender o ex-ministro Milton Ribeiro, da Educação, no âmbito da investigação sobre o ‘gabinete paralelo’ instalado na pasta. “Ele que responda pelos atos dele”, disse. “Se a PF prendeu, tem um motivo”. Em março, quando o esquema no MEC foi revelado pelo Estadão, o chefe do Executivo disse que colocava a sua “cara no fogo” por Ribeiro. “Minha cara toda no fogo pelo Milton. Estão fazendo uma covardia contra ele”, disse, à época, o presidente. Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle, eram muito próximos ao ex-ministro. Ontem, o presidente mudou o discurso. “Se tiver algo de errado, ele vai responder”.