O segundo dia do Fórum Municipal de Planejamento, nesta quinta-feira, que está sendo realizado em Arapongas, começou com uma palestra do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda Vieira. Tendo como tema “Cidade Educação”, o secretário apresentou os últimos números do setor, destacando, por exemplo, que o Paraná saiu do sexto lugar em 2021 para o segundo em 2023 no ranking de alfabetização de crianças na rede pública, segundo levantamento do MEC.
Ainda de acordo com o secretário, 73% dos alunos paranaenses sabem ler e escrever na idade certa, ou seja, ao final do segundo ano fundamental. No Paraná, 148 dos 399 municípios já alcançaram em 2023 a meta de alfabetização do MEC estabelecida para 2030. “A criança que não se alfabetiza tem uma venda nos olhos. É obrigação nossa, enquanto profissionais e gestores da área, mudar essa situação e transformar vidas”, destacou Roni Vieira.
Mas outro destaque apresentado pelo secretário diz respeito aos índices alcançados pelo município de Arapongas dentro desse indicador de criança alfabetizada (percentual de estudantes alfabetizados conforme o padrão nacional). Segundo ele, enquanto o Brasil atingiu percentual de 56% e o Paraná 73%, em Arapongas o percentual já é de 76%. “Ver que Arapongas já atingiu 76% de estudantes alfabetizados segundo o INEP é motivo de uma alegria que queremos compartilhar com a administração municipal e, de forma especial, com a equipe que atua na área da educação”, frisou Roni Vieira.
O secretário também destacou avanços importantes, já assegurados pelo governo estadual, como a reserva de 20% das vagas nas universidades estaduais para os estudantes da rede pública.
O prefeito Sérgio Onofre (PSD) avaliou a participação de Roni Vieira no fórum como sendo uma das mais produtivas. “O Roni me conquistou com o conhecimento, a capacidade e, principalmente, a humildade dele. E hoje ele demonstrou, mais uma vez, que a educação do Paraná está em boas mãos”, disse Onofre.
Rogério Trindade, secretário municipal de Planejamento, também considerou a participação de Roni Vieira como uma das mais marcantes do fórum. “Tanto o secretário quanto os mediadores trouxeram elementos importantíssimos para uma educação transformadora, sem a qual não se prepara a nossa juventude para os grandes desafios que estão chegando”, observou Trindade.
Fórum debate ações voltadas para mulheres e idosos
Na tarde desta quinta-feira, em seu 5º painel de palestra e debate, o 1º Fórum Municipal de Planejamento “Arapongas para os próximos 20 Anos” teve como principal tema a importância de políticas públicas voltadas às mulheres e também para a pessoa idosa. A convidada de honra foi a deputada federal licenciada e também secretária da Secretaria de Estado de Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Ela ministrou palestra com a abordagem “Mulheres e Democracia”, além de recortes sobre envelhecimento ativo e saudável, sororidade, empoderamento e equidade de gênero. “Quem sabe do que uma cidade precisa é quem vive nela. E esse Fórum de Arapongas possibilita falarmos de mulheres para mulheres. Sobretudo na busca e implantação de mecanismos que unam e chamem as mulheres para o centro da discussão. Me sinto abraçada toda vez que venho a Arapongas. E vejo aqui a oportunidade para que as mulheres se manifestem e tomem decisões assertivas”, salientou. Participaram da bancada de mediações a desembargadora e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Joeci Machado Camargo, as secretárias municipais de Assistente Social, Terezinha Canassa, e de Segurança Alimentar e Nutricional, Niele Melo, a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora, Mariza Bazana, a diretora e coordenadora pedagógica da Academia Washington, Nalini Indira da Costa, e a advogada Bruna Tamiris Francisco. Regina Demele representou a secretária municipal de Educação, Elisângela Cortez, que está em viagem.