GERAL

min de leitura

Tribunal de Justiça do Rio alerta sobre golpe do falso advogado

(via Agência Brasil)

| Edição de 27 de agosto de 2025 | Atualizado em 27 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) emitiu um alerta sobre um novo tipo de fraude que tem se tornado comum: o golpe do falso advogado. A instituição enfatiza que não realiza ligações para cobrar taxas e aconselha a população a desconfiar de contatos eletrônicos ou mensagens que solicitem dados pessoais, senhas ou ofereçam vantagens.

Segundo o TJRJ, os golpistas utilizam informações verdadeiras das vítimas, como nome, CPF, número de processo e dados de advogados, para exigir pagamentos de taxas judiciais fictícias. Essas informações são geralmente obtidas em fontes abertas e bancos de dados, permitindo que os criminosos façam contatos convincentes. Para enganar ainda mais, eles utilizam documentos com logotipos e brasões oficiais e mascaram números de telefone para parecerem legítimos.

Parceria no combate às fraudes

O tribunal está trabalhando em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB/RJ) para combater essas fraudes. A OAB/RJ lançou uma cartilha específica para ajudar a população a se proteger contra o golpe do falso advogado.

Falso bancário

Outro golpe que merece atenção é o Caller ID Spoofing, onde criminosos falsificam o número que aparece no identificador de chamadas para que a ligação pareça vir de uma fonte confiável, como bancos ou órgãos públicos. Na realidade, a chamada é feita por estelionatários.

Para esclarecer dúvidas, o Tribunal de Justiça disponibiliza os números de contato (21) 3133-3254 e (21) 96435-7581 (WhatsApp).



Com informações da Agência Brasil