CIDADES

min de leitura - #

Geração de empregos formais cresce 50% na região entre janeiro e outubro

Cindy Santos

| Edição de 27 de novembro de 2024 | Atualizado em 27 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A geração de empregos formais avançou 50% na região. De janeiro a outubro deste ano, mais de 5,3 mil novos postos de trabalho com carteira assinada foram criados nos 27 municípios do Vale do Ivaí, mais Arapongas. O saldo acumulado - diferença entre admissões e desligamentos - tem 1,8 mil vagas a mais do que o saldo do mesmo período de 2023, quando o mercado regional gerou 3,5 mil vagas de empregos. Neste ano, até o momento, foram registradas 51.418 contratações e 46.057 demissões na região.

Os dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego mostram que a indústria de transformação foi, novamente, a responsável pela maioria das contratações no período, com 2.666 postos de trabalho. Destaque para a fabricação de móveis que criou mais de 1,1 mil vagas entre janeiro a outubro.

A prestação de serviços é outro segmento que contribuiu com o bom desempenho da região. De janeiro a outubro foram mais de 1,9 mil contratações, a maioria feita pela administração pública, serviços sociais, atividades financeiras e comunicação. Outros ramos de atividade que também fecharam com saldo positivo foram o comércio (394), a construção civil (299) e a agropecuária (25).

O município com o maior saldo de empregos é Arapongas, com lidera com o maior saldo, mais de 2,4 mil postos de trabalho no período, seguido por Apucarana com 1,2 mil vagas, Jandaia do Sul com 409 vagas e Ivaiporã com 294 (veja o infográfico). Conforme o Caged, são mais de 107 mil trabalhadores com carteira assinada na região.

OUTUBRO

Outubro fechou com saldo de 298 vagas de emprego e superou o mesmo período de 2023, quando a região criou apenas 47 vagas. O saldo, entretanto, é o segundo menor de deste ano, perdendo apenas para maio, que fechou com 23 postos de trabalho.

Paraná é 3º em geração de empregos

Mais de 163,2 mil vagas de emprego foram criadas no Paraná entre janeiro a outubro. O resultado garante ao Estado o terceiro maior volume de contratações formais do Brasil, atrás apenas de estados mais populosos como São Paulo, que gerou 609.153 vagas, e Minas Gerais, com 207.773. Apenas em outubro, o estado teve um saldo positivo de 10.132 vagas de emprego.

“Desde o início do ano, o Paraná mantém excelente desempenho no Caged, sempre com saldo positivo e bem posicionado no ranking nacional, perdendo apenas para estados muito mais populosos”, afirmou o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes.

“Com as ações adotadas pelo Governo do Estado e a economia aquecida, estamos otimistas que, ao final deste ano, teremos um saldo de novos empregos superior ao do ano passado e certamente entre os primeiros do país”, acrescentou Moraes.