BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Audiência do canabidiol atrai grande público

Diagramação Tribuna

| Edição de 07 de dezembro de 2023 | Atualizado em 07 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Audiência do canabidiol atrai grande público

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um grande número de pessoas participou na noite desta quinta-feira, na Câmara de Apucarana, de audiência pública para debater a utilização do medicamento canabidiol na rede de saúde do município através do Sistema Único de Saúde (SUS). O debate, proposto pelo vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), teve como finalidade a defesa do acesso democrático e gratuito da população a tratamentos com a planta cannabis medicinal. Estiveram presentes, entre outros convidados, o deputado estadual Goura (PDT), autor da Lei Pétala, que facilita o acesso de pacientes a este tipo de medicamento, deputado estadual Arilson Chiorato (PT), prefeito Junior da Femac (PSD), de Apucarana, e os vereadores Sidney da Silva (PSD), popular Chiquinho, de Mandaguari, e Bruno Cavassani (PSD), de Jandaia do Sul, além de representantes de associações ligadas ao tratamento, médicos especialistas, pacientes e pais de pacientes que já  usam medicamento.

UBS para Rio Branco do Ivaí 

Muitos prefeitos do Paraná vão voltar de Foz do Iguaçu, onde será encerrado nesta sexta-feira o Saúde em Movimento, com convênios na mala. Um deles é o prefeito de Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda Desplanches (MDB), que também participou do encontro promovido pelo governo do Estado para discutir diretrizes da saúde. Ele garantiu a construção da nova UBS do Assentamento Egídio Brunetto. O convênio foi assinado pelo prefeito nesta quinta e envolve um investimento de R$ 1 milhão para a obra. Segundo Taborda, a nova UBS vai atender uma demanda importante na rede municipal de saúde, melhorando a assistência prestada à população.

Feriado do Dia da Justiça

Nesta sexta-feira, dia 8, não haverá expediente no âmbito dos poderes judiciários. A data marca o feriado forense do Dia da Justiça, que abrange todo o território nacional e homenageia os profissionais que atuam no Poder Judiciário. O Dia da Justiça foi criado pelo Decreto-Lei nº 8.292, de 5 de dezembro de 1945, porém, já era comemorado desde 1940, em referência à Imaculada Conceição, considerada padroeira do Reino e da Justiça. O dia foi celebrado oficialmente, pela primeira vez, em 1950, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidade fundada em 1949. 

Moro depõe no TRE-PR

Após depor no âmbito do processo que corre contra ele no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), nesta quinta-feira, em Curitiba, o senador Sérgio Moro (União Brasil) afirmou que as acusações contra ele de abuso do poder econômico na campanha eleitoral de 2022 são “um castelo de cartas” que não se sustenta. Segundo o ex-juiz da Lava Jato, os gastos apontados como suposto caixa dois pelo PL e pelo PT não tiveram relação com a eleição para o Senado. As ações que tramitam em conjunto acusam Moro de abuso do poder econômico em razão da pré-campanha para a Presidência da República. 

Londrinense na vaga de Gleisi

A vereadora de Londrina, Lenir de Assis, está na expectativa de assumir uma vaga na Câmara Federal, no lugar de Gleisi Hoffmann, que poderá ser chamada para ser ministra da Justiça. O PT elegeu 5 deputados federais no Paraná: Enio Verri, Gleisi Hoffman, Zeca Dirceu, Carol Dartora e Tadeu Veneri. Lenir também concorreu a deputada na última eleição, fez 17 mil votos e é a primeira suplente do PT. Com isso, Londrina ficaria com 6 deputados federais: Luiz Carlos Hauly (Podemos), Filipe Barros (PL), Diego Garcia e Luísa Canziani (PSD), Marco Brasil (PP) e Lenir de Assis (PT).