BLOG DA THAYS DINIZ BOMBA

min de leitura - #

Um convite muito importante!

Da Redação

| Edição de 06 de julho de 2023 | Atualizado em 06 de julho de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A minha vida está uma correria!”. Essa frase ouvimos constantemente por pessoas de todas as idades e em diferentes situações. O ritmo que a vida nos impõe é, muitas vezes, extenuante. São excessos que vêm de todos os lados: no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos, sem contar a quantidade de informações que recebemos e processamos durante todo o dia. Por isso, o descanso passa a ser uma grande necessidade, e é sobre esse assunto que convido você a refletir neste momento.

Em um mundo movido pela velocidade e pela demanda constante por produtividade, o descanso mental tornou-se uma necessidade essencial. É um período de descanso para a mente, uma pausa necessária para recarregar as energias e restabelecer o equilíbrio. Descansar mentalmente não significa apenas parar, mas sim encontrar momentos de tranquilidade, onde podemos relaxar a mente e liberar as emoções acumuladas. É uma oportunidade de desligar dos pensamentos incessantes, preocupações e pressão do dia a dia. 

Não é possível falar sobre qualidade de vida sem mencionar a qualidade do sono e do descanso. Muito mais que dormir bem, descansar significa separar um tempo para relaxar e cuidar de si próprio. Apesar de não se falar muito sobre a importância do descanso, inúmeros estudos mostram que os efeitos sobre o corpo e mente sem o descanso adequado podem ser devastadores. Para aumentar a qualidade de vida, bem-estar e felicidade, é essencial entender como a falta de sono afeta seu corpo. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Essa definição permite perceber quão ampla é a compreensão da expressão. E ela não passa de uma percepção dos outros, e sim, sobre a visão que cada um tem sobre si próprio.

Dessa forma, a busca pelo bem-estar passa pela criação de hábitos e realização de atividades que tragam satisfação, permitam o equilíbrio e contribuam para o alcance dos objetivos. Uma das rotinas mais importantes, para isso, é o descanso! E porque o descanso é fundamental então?

Existem diversas pesquisas que demonstram os malefícios que a falta de pausa e relaxamento pode trazer, dentre eles, é possível citar alguns efeitos imediatos como o aumento da irritabilidade, ansiedade e estresse, perda de foco, memória, atenção, produtividade, além de prejuízos a médio e longo prazo, tais como a diabetes, insônia, depressão, dores de cabeça, na coluna e diversos outros problemas crônicos.

O descanso, no fim das contas, representa o respeito com o próprio corpo, uma vez que as pausas dão tempo para que o corpo reencontre o equilíbrio e renove as energias perdidas ao longo do tempo. 

Mesmo não sofrendo problemas de saúde, a falta de uma boa noite de sono pode interferir no dia seguinte, atrapalhando várias outras funcionalidades do corpo. Nos homens, por exemplo, a testosterona diminui e faz com que eles tenham menos energia, sintam-se mais irritáveis e estejam mais expostos à depressão e ansiedade.

O descanso não passa apenas pelo desligamento em relação aos problemas, é também um processo de escolha e postura ativa de cada um em busca da sua própria saúde, bem-estar físico, emocional e acima de tudo uma qualidade de vida!