BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Ditão garante investimentos

Da Redação

| Edição de 17 de fevereiro de 2025 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB), voltou bastante animado de Foz do Iguaçu, onde participou do Paraná Mais Cidades. Segundo o prefeito, Jandaia foi contemplada com recursos para compra de maquinários, um investimento crucial para modernizar a infraestrutura e melhorar os serviços. O prefeito tem interesse também no programa Casa Fácil Paraná, que facilita o acesso à habitação popular.”Esses recursos irão garantir melhorias tanto na cidade quanto na área rural, fortalecendo nossa infraestrutura e proporcionando mais qualidade de vida às pessoas”, comentou o prefeito a respeito do programa. Ditão aproveitou a oportunidade para se encontrar pessoalmente com o governador Ratinho Junior, com o chefe da Casa Civil João Carlos Ortega, bem como com vários secretários de Estado. “Essa parceria é fundamental para o fortalecimento de Jandaia do Sul,” completou.

Reajuste

O Sindspa - Sindicato dos servidores públicos de Apucarana deu início ontem às primeiras conversas com o prefeito Rodolfo Mota (União) para tratar do reajuste salarial da categoria. A data base dos servidores é em fevereiro. O sindicato, claro, está elaborando uma proposta com ganho real de pelos 2%, acima da inflação do período. Até por ser a primeira conversa, por ora, não há nada definido. Segundo o sindicato, o prefeito informou a categoria que está aguardando a conclusão do real cenário financeiro da Prefeitura para analisar os índices. Uma nova rodada de negociações deve ocorrer nos próximos dias.

Testes rápidos

Levantou questionamentos nos últimos dias, a divulgação da entrega de 2 mil testes rápidos para detecção do vírus da dengue para rede municipal de saúde de Arapongas. Em Apucarana, foram mil unidades do teste, que garante diagnóstico em minutos e uma ferramenta valiosa no combate a doença. Apucarana, além de sede da 16ª Regional de Saúde - órgão responsável pela distribuição dos insumos - tem maior número de habitantes que a vizinha Arapongas. Segundo a chefia da regional de saúde afirmou à coluna, na verdade, os dois municípios receberam a mesma quantidade de testes: 2 mil. A disparidade foi causado por um erro de divulgação.

TCE reduz penalidade

A atual prefeita de Bom Sucesso, Rosana Lopes (Republicanos) conseguiu reduzir em 72,6% valores de uma sanção junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) expedida por conta da ausência de prestação de contas de um convênio da Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI). O caso é de 2008 e, à época, Rosana era presidente da entidade. Em decisão unânime, os conselheiros julgaram parcialmente procedente o recurso apresentado, reconhecendo a validade de documentação apresentada. O valor a ser devolvido foi reduzido de R$ 381.325,00 para R$ 104.371,23. Como o caso segue em revisão, a execução está suspensa até trânsito em julgado.

Assembleia Itinerante

Depois de passar por Arapongas e Cascavel, o programa Assembleia Itinerante, que leva os deputados estaduais para mais perto da população, também terá edições na capital paranaense. A novidade foi anunciada ontem pelo presidente da casa, deputado Alexandre Curi (PSD). O primeiro bairro a receber os deputados é o Boqueirão. O programa também tem várias edições já confirmadas no interior do Estado. No mês que vem, por exemplo, os deputados passarão por Paranavaí , na Exposição Feira Agropecuária e Industrial e na Expo Telêmaco. A Assembleia Itinerante também estará na Expo Londrina, em abril, e na Expoingá, em maio.