BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Emendas à Reforma Tributária

Da Redação

| Edição de 10 de julho de 2024 | Atualizado em 10 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Emendas à Reforma Tributária

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado federal Beto Preto (PSD) apresentou 17 emendas ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, que trata da reforma tributária, em tramitação na Câmara dos Deputados. As iniciativas, voltadas especialmente para a desoneração de serviços de saúde poderiam ser votadas ontem à noite.

Entre alguns pontos, o parlamentar, que é médico e foi secretário de Saúde do Paraná, ressaltou o receio de aumento da tributação na saúde suplementar - os planos de saúde -, que fatalmente vai atingir o SUS, com a migração ainda maior de usuários para o sistema. Beto também propôs emendas voltadas à redução ou isenção da tributação das Santas Casas, de itens, equipamentos e dispositivos médicos. 

“O país precisa de uma reforma tributária. Mas estamos buscando com estas emendas um equilíbrio, uma forma de ampliar a receita, sem pesar naqueles serviços essenciais, principalmente na saúde”.

Polêmica na região 

A lista de agentes públicos com contas irregulares divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está gerando muita polêmica na região. Pré-candidatos a prefeito constantes da relação contestam o documento e garantem que não têm nada de irregular e que estão aptos para disputar as eleições. Já os adversários comemoram e fazem muito barulho político junto ao eleitorado. Lista deverá ser muito usada na campanha eleitoral. Vale lembrar que ainda vem aí uma lista idêntica preparada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que também deverá gerar muita polêmica. O simples fato de nomes estarem na lista não significa que estão inelegíveis.

Acelerando

O vereador Rodrigo Recife (MDB) demorou para anunciar sua pré-candidatura para Prefeitura de Apucarana mas, assim que o fez, colocou o pé no acelerador na pré-campanha. Nas redes sociais, o time de ‘amigos do Recife’ vem batendo firme tanto na disputa para a prefeitura, quanto pelas cadeiras do Legislativo. Recife tem feito muitos vídeos com os pré-candidatos a vereador da sua coligação, que vem com nomes muito fortes na disputa: são vereadores, ex-vereadores e gente com muito capital eleitoral que bateu na trave em eleições anteriores. Fora das redes, Recife segue visitando entidades e participando de eventos sociais.

Cartilha pronta

Foi lançada anteontem, em coletiva de imprensa na Arquidiocese de Curitiba, a Cartilha de Orientação Política do Regional Sul 2 da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB). O material foi apresentado pelo arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz. Elaborada no Paraná para todo Brasil, a cartilha traz orientações sobre as eleições municipais reforçando a importância do processo democrático na sociedade. A orientação é apartidária. Propaganda política de um ou outro candidato é vetada. Na Diocese de Apucarana, o bispo Dom Carlos José já vetou, em maio, que candidatos façam propaganda eleitoral nas igrejas, pastorais e encontros.

Arapongas segura

A gestão de segurança pública de Arapongas, feita de forma integrada entre vários órgãos públicos desde 2017, vem consolidando o município como referência estadual. Ontem, durante entrega de viaturas para a Polícia Civil, o modelo de segurança foi destacado pelo deputado Delegado Jacovós (PL). “É um modelo de segurança que queremos ver em outras cidades”, comentou o deputado que, na oportunidade, garantiu mais recursos para a Guarda Municipal (GM) de Arapongas. A queda nos índices de criminalidade é fruto da visão do prefeito Sérgio Onofre (PSD) que sempre tratou segurança como demanda do município e não mera obrigação do Estado. Além da GM modelo, Arapongas tem uma secretaria municipal de segurança e um plano com metas na área, atualizado todo ano.