BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Jane e Camilla lado a lado

Da Redação

| Edição de 09 de julho de 2024 | Atualizado em 09 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Jane e Camilla lado a lado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um vídeo publicado nas redes sociais de Jane Reis (PT) vem dando o que falar no cenário político de Apucarana. Jane gravou lado a lado com Camilla Bolonhezi (PSB). As duas, até então, se apresentam como pré-candidatas para disputar a Prefeitura de Apucarana. Como o vídeo bem ressalta, ambas têm muito em comum. São mulheres, professoras, nunca se candidataram a cargos eletivos e estão tentando abrir espaço em um cenário majoritariamente masculino. Na política, as mulheres carecem de representatividade e espaço, destacam as duas que, finalizam o vídeo, afirmando que, juntas vão transformar Apucarana. O slogan da campanha está até feito, só não se sabe quem vai encabeçar a chapa e quem será a vice. 

Autonomia financeira

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), de Cambira, avalia como uma grande conquista do municipalismo brasileiro a liberação de FPM extra para os municípios nos meses de julho, setembro e dezembro. Segundo ele, trata-se de um recurso importante para os municípios na prestação de serviços essenciais à população e no desenvolvimento local. “Isso significa mais autonomia financeira para as prefeituras, possibilitando a realização de investimentos necessários e o atendimento das demandas da comunidade”, comenta. Nesta terça-feira, os 28 municípios da região de Apucarana receberam R$ 31,4 milhões de FPM extra.

Mais um FPM

Depois do repasse extra, ocorrido nesta terça-feira, prefeituras recebem nesta quarta a primeira parcela de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o fundo apresenta uma queda de 6,48% em comparação com igual período do ano passado. Um dos motivos da queda é a restituição aos contribuintes do Imposto de Renda retido na fonte, o que está impactando diretamente na arrecadação federal. O ideal, segundo a CNM, é que os prefeitos mantenham-se cautelosos quanto aos gastos públicos, ainda mais se tratando de final de mandato.

Problemas com o TCE

O presidente do Tribunal de Contas (TCE), Fernando Guimarães entregou ontem ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, a lista de agentes públicos com contas julgadas irregulares nos últimos 8 anos, o que é um problema para quem quer disputar um cargo público. São cerca de 1,8 mil nomes, incluindo ex-prefeitos, ex-presidentes do legislativo, além de responsáveis legais por fundações ou entidades. Da região, constam da lista, inclusive, alguns pré-candidatos do Vale do Ivaí que terão algumas batalhas jurídicas a travar enquanto brigam por votos.

Vice em Jardim Alegre 

O presidente da Câmara Municipal de Jardim Alegre, José Carlos Barbosa, o Zé Careca (União Brasil) teve seu nome confirmado como pré-candidato a vice-prefeito. O vereador vai compor com o pré-candidato a prefeito Moisés Lnortovz dos Santos, do PSD, que atualmente ocupa o cargo de vice-prefeito de Jardim Alegre e tem o apoio do atual prefeito José Roberto Furlan (União Brasil). A pré-candidatura foi definida em uma reunião na noite de anteontem da Comissão Provisória dos partidos. Durante o encontro, outros nomes foram propostos, mas o nome de Zé Careca prevaleceu. Outros dois pré-candidatos já anunciaram que estão na disputa pela prefeitura: Josias Gonçalves (PT) e Omar Yassim (MDB).