BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Kissina comanda o PL de Apucarana

Da Redação

| Edição de 14 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 14 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Kissina comanda o PL de Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O médico Hélio Shindy Kissina (foto) assumiu no último final de semana o comando da Comissão Provisória do Partido Liberal (PL) de Apucarana. Ele foi nomeado pela cúpula estadual por indicação do deputado federal licenciado e secretário estadual da Saúde, Beto Preto. Kissina, que é um médico bastante influente na cidade, terá a responsabilidade de reestruturar o partido e preparar a legenda para as eleições municipais de 6 de outubro, quando serão eleitos prefeito, vice e vereadores. A nova direção do PL de Apucarana conta ainda com o primeiro-vice-presidente Mário Sérgio dos Santos Cilião, como secretário Sebastião Luiz Fante, como tesoureiro Terence Penharbel e como vogal Ronaldo Aparecido de Abreu. O mandato da comissão provisória vai até 9 de fevereiro do ano que vem.

Bolsonaro e o PSD 
Se depender do ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o Partido Liberal (PL) não vai apoiar candidatos do PSD a prefeituras no pleito municipal deste ano. Pelo menos essa é a palavra dele. Será que essa decisão vale mesmo para disputas consideradas importantes como a de Curitiba, com o governador Ratinho Junior, aliado do ex-presidente, apostando todas as fichas em Eduardo Pimentel, seu secretário de Cidades? Todos os governadores que foram eleitos na onda bolsonarista em 2022 não prestaram apoio ao “Mito” nos últimos dias, quando ele enfrenta investidas da Polícia Federal, preferindo ficar em cima do muro. 
Convite do Progressistas
O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Cambira, Cléber Torres (Cidadania), popular Coxa, recebeu convites do deputado federal Marco Brasil e do deputado federal licenciado e secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, para se transferir para o Progressistas (PP), já com vaga garantida para disputar a prefeitura nas eleições do dia 6 de outubro. Além de ingressar no PP, Coxa assumiria o comando do partido em Cambira com a tarefa de reestruturá-lo e buscar novas lideranças políticas, comunitárias, empresariais e do setor rural. Nas últimas semanas, Ricardo Barros tem percorrido o Paraná para reestruturar os diretórios municipais do PP.
Câmara retoma sessões
Depois do recesso de carnaval, a Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta quinta-feira, às 16 horas, a segunda sessão ordinária deste ano. A primeira ocorreu na segunda-feira da semana passada, porém apenas para eleição das comissões permanentes e especiais. Para a sessão desta quinta, a pauta de votação está bastante enxuta, com apenas três requerimentos na ordem do dia. O presidente do Legislativo, vereador Luciano Augusto Molina (PL), espera que todos os vereadores participem da sessão, após o período de folga carnavalesca. Embora a pauta de votação esteja enxuta, há possibilidade de que outros temas de interesse do município venham a ser discutidos.
Feriado esticado
Os 513 deputados federais e os 81 senadores voltam a se reunir para comissões e sessões no Congresso Nacional somente a partir do dia 19, segundo a agenda divulgada pelas duas Casas. Assim, os parlamentares esticam o recesso de carnaval e retomam as atividades legislativas cinco dias depois da Quarta-Feira de Cinzas. De acordo com informações do Senado, a próxima semana começa com uma sessão a partir das 14h, mas não deliberativa – ou seja, reunião destinada a discursos, leitura de proposições e outros assuntos de interesse político e parlamentar.