O boné é o novo queridinho da política nacional. Ele virou moda entre os parlamentares governistas, que adotaram a peça com os dizeres “O Brasil é dos Brasileiros”. O recado do boné azul tem o dedo do ministro da Secretaria de Comunicação, cargo agora ocupado por Sidônio Palmeira. Em reação imediata, deputados bolsonaristas surgiram com bonés com a frase “comida barata novamente”, em alusão à inflação dos alimentos. Independente da orientação partidária, a ‘guerra do boné’ interessa Apucarana, município que é referência na produção do acessório. A saber, entre os que aderiram a ‘trend’ está o deputado Arilson Chiorato (PT), que gravou um video com a peça que, inclusive, foi confeccionada em Apucarana. Das empresas da cidade saiu um lote de mais 2,5 mil bonés governistas. Já os bolsonaristas encomendaram por aqui réplicas do boné do presidente norte-americano Donald Trump, com os dizeres ‘Make America great again’, peça que ensejou a resposta de Lula no bonezinho azul.
Francischini de volta
O ex-deputado Fernando Francischini, que assumiu a presidência do Solidariedade no Paraná no final de 2024, afirma que está trabalhando na “reconstrução” do partido. O político, que foi cassado em 2021, afirmou nesta semana, em entrevista ao TNOnline que irá voltar a concorrer a cargos eletivos nas próximas eleições de 2026. O ex-deputado foi líder do Solidariedade entre 2014 e 2015 na Câmara dos Deputados. Ele afirma que vem buscando novas lideranças para ingressar no partido, já pensando em 2026. Ex-delegado da PF, Francischini foi eleito deputado estadual em 2018 com grande votação, mas acabou cassado em 2021 por propagar fake News, em uma decisão inédita até então no Judiciário.
Pagan pré-candidato
Com a presença de deputados, lideranças e do governador Ratinho Junior, a movimentação em torno da campanha de 2026 foi a tônica das rodas de conversa da Movelpar, encerrada na última quinta-feira (6). Aproveitando a presença do deputado estadual Denian Couto, presidente do Podemos de Curitiba, o vereador de Arapongas, Aroldo Pagan, confirmou sua pré-candidatura à Câmara Federal. O anúncio foi feito pelo deputado Denian Couto em suas redes sociais, com video gravado diretamente da Movelpar. Pagan está em seu quarto mandato consecutivo como vereador e também disputou eleição para deputado estadual em 2022, quando conquistou 6.031 votos.
Ações em Mauá da Serra
O prefeito de Mauá da Serra, Givanildo Lopes (União), está com um problema de R$ 2,7 milhões nas mãos. O valor é a soma que a Prefeitura terá que pagar a servidores da Saúde que ingressaram com ação judicial que discute o pagamento de adicional de insalubridade a que têm direito. Segundo levantamento da Procuradoria Jurídica, os processos começaram a ser ajuizados 2021 e somam 76 ações. Os R$ 2,7 milhões devidos são referentes a 38 processos que já estão em fase de execução. Ou seja, vem mais por aí. Para corrigir o problema, o prefeito Giva está encaminhando um projeto de lei para Câmara para adequar os parâmetros do pagamento de insalubridade à legislação federal.
Requião Filho no PDT
O Ministro da Previdência Social e presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Lupi, esteve em Curitiba nesta sexta-feira (7) para tomar um café da manhã com o ex-governador Roberto Requião e o deputado estadual, Requião Filho. No centro da conversa, veio o convite oficial para que o parlamentar, que acaba de regulamentar sua saída do PT, ingresse no PDT para ‘reconstruir o partido no Paraná’. Apesar de compartilhar a visita em suas redes sociais, Requião Filho afirma que ainda faltam ajustes a serem acertados antes de aceitar a proposta. “Se ficar claro que é possível construir um partido, uma proposta de Paraná como alternativa ao que existe hoje, vou enfrentar o desafio”.