BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Rodolfo Mota com Moro em Brasília

Da Redação

| Edição de 07 de novembro de 2024 | Atualizado em 07 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito eleito de Apucarana, Rodolfo Mota, esteve ontem em Brasília, no encontro do União Brasil. O evento reuniu 150 prefeitos eleitos das maiores cidades administradas pelo partido. Do Paraná, só quatro prefeitos eleitos foram convidados. O encontro foi realizado pela Fundação Índigo, ligada ao partido. Mota conversou com várias lideranças do União, como o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que é o presidente da Fundação Índigo, e o senador paranaense Sergio Moro, que foi um grande apoiador de sua campanha. “O que aprendemos aqui foi a importância de se fazer uma administração com planejamento, constitucional, dentro das regras legais e com projetos”, afirmou Mota. Segundo ele, “não se tolera mais uma gestão que não tenha planejamento e nem projetos que possam atender às necessidades da população”

Mais uma ação

A Justiça Eleitoral de Apucarana está tendo trabalho extra após o pleito de 6 de outubro. A judicialização da eleição para vereador ganhou mais um capítulo após o ingresso de nova ação de investigação eleitoral, a terceira até agora, que tem como alvo o Solidariedade. A suposta irregularidade é a mesma que embasa as ações contra Podemos e Democracia Cristã: possível fraude na cota de gênero. É uma verdadeira caça às ‘candidatas laranjas’. Ironicamente, caso o argumento seja acatado pela Justiça Eleitoral, quem perderia a cadeira na Câmara seria justamente a única mulher eleita para a próxima legislatura em Apucarana: Eliana Rocha, que fez 1.595 votos.

Situação da Eliana

Não é a primeira vez que Eliana Rocha se vê as voltas com incertezas judiciais. No pleito de 2020 ela foi a quinta candidata mais votada, mas não conseguiu vaga, ficando na 1ª suplência. Eliana chegou a assumir por poucos dias uma cadeira na Câmara de Apucarana, em janeiro de 2021, após a morte do vereador Pastor Valdir Silvério (PSL), vítima de covid-19. Na época, o PT ingressou com uma ação questionando a suplência e pedindo a vaga para o candidato Odarlone Orente. Por fim, a Justiça decidiu que a vaga era do PSL e quem terminou o mandato foi o vereador Toninho Garcia. No pleito de 2020, Eliana era do PP, na época, também o mesmo partido de Lucas Leugi.

Audiência marcada

Já em relação à primeira ação de investigação eleitoral impetrada, a que alega fraude em candidatura feminina da chapa do Podemos e foi protocolada pela Federação do PT, o juiz eleitoral de Apucarana Rogério Tragibo de Campos marcou para o próximo dia 22 o depoimento pessoal dos investigados e inquirição de testemunhas do processo. Há uma certa celeridade no andamento dessa e das outras investigações porque a diplomação dos vereadores eleitos já está marcada para 18 de dezembro. Advogados eleitorais comentam que a decisão desse processo deve balizar os demais, tendo em vista que todos têm como questão comum suposta fraude de gênero.

Prefeitos em Londrina

Prefeitos eleitos integrantes de quatro associações – Amuvi (Vale do Ivaí), Amepar (Médio Paranapanema), Amunop (Norte) e Amunorpi (Norte Pioneiro), – participam hoje, em Londrina, da segunda rodada da caravana de novos gestores promovida pela AMP - Associação dos Municípios do Paraná. Comandado pelo presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, o encontro será realizado na sede do Sincoval. Em relação aos prefeitos da região, um tema que certamente vai dominar nas rodas de conversa são as eleições do Cisvir – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região e da própria Amuvi.