CIDADES

min de leitura - #

6ª CIPM de Ivaiporã homenageia policiais militares mortos em 2018

Da Redação

| Edição de 14 de julho de 2022 | Atualizado em 14 de julho de 2022
Evento para entrega de medalha de mérito para militares mortos em 2018
Evento para entrega de medalha de mérito para militares mortos em 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em solenidade realizada na Câmara de Ivaiporã, na noite de anteontem, o comando da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Ivaiporã homenageou e entregou Medalhas de Mérito póstumas aos familiares do subtenente Luiz Antônio Abbá e ao cabo Robson Alves Medina. A medalha de mérito é honraria concedida à militares, civis e entidades públicas e privadas, pelos relevantes serviços prestados à corporação. Os dois policiais foram mortos em 2 de setembro de 2018, na sede da 6ª CIPM, por um soldado de 26 anos que efetuou os disparos contra eles durante a troca de serviços. 

A situação envolveu confronto com outros policiais e o soldado agressor acabou tirando a própria vida. O caso ganhou grande repercussão na época e gerou grande comoção entre o município e a corporação.

De acordo com o comando da 6ª CIPM, o objetivo principal da solenidade foi honrar a memória do subtenente Abba e do cabo Medina e, de maneira muito especial agradecer às famílias, que  foram as pessoas que mais sentiram e sentem a falta de ambos. 

Para o comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná, coronel Cezar Kister, foi um dia muito importante para a PM. “Nem sempre tivemos a oportunidade de agradecer ao subtenente Abbá e ao cabo Medina pelos seus trabalhos, devido a maneira como eles saíram de cena, que foi muito brusca. Como não tivemos esse momento, hoje queremos agradecer e homenagear às suas famílias, que durante o tempo que estavam nas ruas, estavam trabalhando davam todo o apoio”, comentou na solenidade.

Major Rangel Calixto Peijo, comandante da 6ª CIPM, disse que a homenagem é importante não apenas para os familiares, mas para toda a corporação. “Passamos por esse processo doloroso, de luto, que é compressível e normal numa situação dessa. Mas, assim como os familiares têm se restabelecido, a 6ª companhia conseguiu conviver com o ocorrido e, aos poucos, tem se restabelecido. Mas isso não quer dizer, de maneira alguma, que nós esquecemos dos nossos heróis. Pelo contrário, a homenagem aqui feita demonstra que eles nunca serão esquecidos e a proposta que se faz hoje é que aqueles que conviveram com o Abbá e o Medina, apesar da dor e das saudades sejam gratos, por terem tido a dádiva de partilhar com eles grandes momentos”, destacou major Rangel.

A solenidade contou também com a presença do prefeito de Ivaiporã Luiz Carlos Gil; do juiz Dirceu Gomes Machado Filho; do promotor de justiça Egídio Klauck; da presidente da Câmara de Vereadores Gertrudes Bernardy; tenente-coronel Roberto Francisco Cardoso chefe do Estado Maior do 2º Comando Regional; tenente-coronel Marcos José Facio comandante do 10º BPM; Iveson Baron Witkowski subcomandante dos Bombeiros de Ivaiporã e Magda Hoffstaeter delegada da 54ª Delegacia Regional de Policia Civil, dentre outras personalidades civis e militares.


Filha de policial homenageado é cadete da PM do Paraná

O momento de maior emoção ocorreu na entrega das medalhas. O soldado Denis, amigo pessoal da família, entregou a medalha de mérito ao cabo Robson Alves Medina, representado pela viúva, Joseane Aparecida Medina e seus filhos Júlia e Josué. Em seguida, foi prestada uma homenagem a Maria do Rosário, mãe policial, que recebeu flores.

A viúva do subtenente Luiz Antônio Abbá, Marlene Abbá e sua filha Elizabeth Abbá, receberam a medalha. A entrega da honraria foi realizada pela outra filha do subtenente Luiz Antônio, a cadete Priscila Abbá, que está no 2º ano do curso de Formação de Oficiais da PMPR.  Muito emocionados, os familiares dos policiais agradeceram o reconhecimento.