CIDADES

min de leitura - #

6ª CIPM de Ivaiporã homenageia policiais militares mortos em 2018

Da Redação

| Edição de 14 de julho de 2022 | Atualizado em 14 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia 6ª CIPM de Ivaiporã homenageia policiais militares mortos em 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em solenidade realizada na Câmara de Ivaiporã, na noite de anteontem, o comando da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Ivaiporã homenageou e entregou Medalhas de Mérito póstumas aos familiares do subtenente Luiz Antônio Abbá e ao cabo Robson Alves Medina. A medalha de mérito é honraria concedida à militares, civis e entidades públicas e privadas, pelos relevantes serviços prestados à corporação. Os dois policiais foram mortos em 2 de setembro de 2018, na sede da 6ª CIPM, por um soldado de 26 anos que efetuou os disparos contra eles durante a troca de serviços. 

A situação envolveu confronto com outros policiais e o soldado agressor acabou tirando a própria vida. O caso ganhou grande repercussão na época e gerou grande comoção entre o município e a corporação.

De acordo com o comando da 6ª CIPM, o objetivo principal da solenidade foi honrar a memória do subtenente Abba e do cabo Medina e, de maneira muito especial agradecer às famílias, que  foram as pessoas que mais sentiram e sentem a falta de ambos. 

Para o comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná, coronel Cezar Kister, foi um dia muito importante para a PM. “Nem sempre tivemos a oportunidade de agradecer ao subtenente Abbá e ao cabo Medina pelos seus trabalhos, devido a maneira como eles saíram de cena, que foi muito brusca. Como não tivemos esse momento, hoje queremos agradecer e homenagear às suas famílias, que durante o tempo que estavam nas ruas, estavam trabalhando davam todo o apoio”, comentou na solenidade.

Major Rangel Calixto Peijo, comandante da 6ª CIPM, disse que a homenagem é importante não apenas para os familiares, mas para toda a corporação. “Passamos por esse processo doloroso, de luto, que é compressível e normal numa situação dessa. Mas, assim como os familiares têm se restabelecido, a 6ª companhia conseguiu conviver com o ocorrido e, aos poucos, tem se restabelecido. Mas isso não quer dizer, de maneira alguma, que nós esquecemos dos nossos heróis. Pelo contrário, a homenagem aqui feita demonstra que eles nunca serão esquecidos e a proposta que se faz hoje é que aqueles que conviveram com o Abbá e o Medina, apesar da dor e das saudades sejam gratos, por terem tido a dádiva de partilhar com eles grandes momentos”, destacou major Rangel.

A solenidade contou também com a presença do prefeito de Ivaiporã Luiz Carlos Gil; do juiz Dirceu Gomes Machado Filho; do promotor de justiça Egídio Klauck; da presidente da Câmara de Vereadores Gertrudes Bernardy; tenente-coronel Roberto Francisco Cardoso chefe do Estado Maior do 2º Comando Regional; tenente-coronel Marcos José Facio comandante do 10º BPM; Iveson Baron Witkowski subcomandante dos Bombeiros de Ivaiporã e Magda Hoffstaeter delegada da 54ª Delegacia Regional de Policia Civil, dentre outras personalidades civis e militares.


Filha de policial homenageado é cadete da PM do Paraná

O momento de maior emoção ocorreu na entrega das medalhas. O soldado Denis, amigo pessoal da família, entregou a medalha de mérito ao cabo Robson Alves Medina, representado pela viúva, Joseane Aparecida Medina e seus filhos Júlia e Josué. Em seguida, foi prestada uma homenagem a Maria do Rosário, mãe policial, que recebeu flores.

A viúva do subtenente Luiz Antônio Abbá, Marlene Abbá e sua filha Elizabeth Abbá, receberam a medalha. A entrega da honraria foi realizada pela outra filha do subtenente Luiz Antônio, a cadete Priscila Abbá, que está no 2º ano do curso de Formação de Oficiais da PMPR.  Muito emocionados, os familiares dos policiais agradeceram o reconhecimento.