CIDADES

min de leitura - #

A Padroeira de Apucarana!

Por Dom Carlos José de Oliveira, bispo da Diocese de Apucarana

| Edição de 01 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Iniciamos o mês de Fevereiro. Para nós, de Apucarana, mês especial, pois nele celebramos nossa Padroeira Nossa Senhora de Lourdes. 

A alegria invade meu coração e minha gratidão é imensa, pois, quisera Deus, em sua misericórdia infinita, fazer de mim, sem mérito algum de minha parte, Bispo desta Diocese, que tem como Mãe e Padroeira, a Senhora de Lourdes, a quem tanto amo e venero, como Mãe de Deus e nossa. Nasci nas terras de Sant’Ana, avó de Jesus e Mãe da Virgem Maria, na Diocese de Botucatu, onde descobri desde cedo minha vocação.
Após meus estudos, longos anos longe da minha região, fui designado, mais uma vez por misericórdia Divina, a exercer meu ministério sacerdotal nas terras da Virgem da Piedade, Mãe das Dores. Agora, eis-me aqui, nas terras da Senhora de Lourdes, para juntos, caminharmos ao Reino Celeste, pelas santas mãos da Virgem Maria. Deus é bondoso sempre, presenteou-me com uma Diocese Mariana, e a Ele minha eterna gratidão. Gratidão à Virgem Maria, nossa doce Mãe, que, em Lourdes, na França se manifestou a Bernadete, no dia 11 de Fevereiro de 1858.
Em suas aparições, a Virgem rezava com ela e insistia na conversão, penitência e oração, para a salvação das almas para Cristo. Naquele local, a Virgem fez brotar águas puras e límpidas, onde curas inexplicáveis passaram a acontecer aos que ali se banhavam, e, até hoje, naquele lugar santo, as curas continuam acontecendo. A devoção à Nossa Senhora de Lourdes está intimamente ligada às curas físicas, mas não podemos nos esquecer que a cura da alma e do coração é tão importante ou mais até, do que a cura do corpo. A Mãe de Jesus, que intercedeu nas Bodas de Caná, também intercede por nós, para que a nossa água da indiferença, da falta de amor, do desânimo, da falta de oração e de fé se transformem em vinho novo, num processo de conversão e comprometimento com Cristo e sua Igreja, basta que a Ela nos confiemos, com fé. Essa mesma Senhora, que trouxe água límpida, está sempre a postos para atender nossa súplica de nos ajudar a recomeçar diariamente nossa caminhada de filhos e filhas amados por Deus, salvos por Cristo e conduzidos pelo Espírito Santo. Voltemos nosso coração, por vezes amargurado, Àquela que, escolhida por Deus, nos escolheu também como filhos e filhas e está conosco, sempre. Nossa Diocese de Apucarana, dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, também deve ser um lugar de cura física e espiritual, pois a devoção a Ela, tem como tônica a oração e penitência que leva à conversão pessoal e comunitária, esse é o desejo e o pedido Dela. A Mãe de Deus, a Senhora do Céu, assim como fez em Lourdes, hoje também chama os filhos diocesanos que estão longe de Deus, a se aproximarem da Graça, que somente o Pai Amoroso tem para nos dar.
Peçamos à Senhora de Lourdes que nos ajude a voltarmos às nossas origens, que “a família seja uma pequena Igreja doméstica, e a Igreja seja uma grande família diocesana”, como era o desejo do primeiro Bispo dessa Diocese, Dom Romeu Alberti. Sejamos inteiramente de Nossa Senhora de Lourdes, que se manifesta a nós continuamente, pois, onde o Filho está, a Mãe também se encontra.
Coloquemo-nos sob a santa intercessão da Mãe de Deus, em oração constante por nós mesmos e por toda a Diocese.