CIDADES

min de leitura - #

Acadêmico da UTFPR desenvolve semáforo para uso de deficientes visuais

Da Redação

| Edição de 21 de junho de 2024 | Atualizado em 21 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Acadêmico da UTFPR desenvolve semáforo para  uso de deficientes visuais

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O incentivo à inovação tecnológica da Prefeitura de Apucarana, como parceira do Programa Conecta Apucarana, resultou da criação de um semáforo adaptado para pessoas com deficiência visual. A partir de um equipamento fornecido pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), o aluno Iago Macarine Brito e seu professor Lúcio Rocha, do curso de Engenharia de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Apucarana, desenvolveram em laboratório um projeto inovador para os deficientes visuais utilizarem o semáforo.

“O projeto foi apresentado na manhã de hoje (sexta-feira) a alunos do Colégio Estadual Nilo Cairo como forma de estímulo para esses estudantes, de cursos técnicos de desenvolvimento de informática e desenvolvimento de jogos, participarem de iniciativas de inovação tecnológica”, afirma o superintendente municipal de trânsito, transporte e inovação, Carlos Mendes.

A prefeitura de Apucarana doou um equipamento semafórico para UTFPR fazer um trabalho de laboratório. “O semáforo funciona como outro qualquer, mas quando a pessoa com deficiência visual passa um botom no leitor específico instalado da esquina aciona a luz amarela e, em seguida, a vermelha quando será emitido um áudio lhe informando que o sinal está fechado, permitindo atravessar a rua em segurança”, explica Tiago Macarine Brito.