Duas operações simultâneas foram deflagradas na manhã de ontem em Apucarana e Arapongas em ações contra o tráfico de drogas. Cerca de 90 policiais de várias divisões especializadas da corporação cumpriram 23 mandados de busca e apreensão expedidos pelas varas criminais das duas comarcas. Dez pessoas foram presas, drogas, armas e munições foram apreendidas.

Em Apucarana, operação cumpriu 11 mandados no Jardim Colonial, Sumatra e outros bairros na zona leste e norte da cidade. Cerca de 50 policiais participaram da ação, que contou com apoio do Grupamento Aéreo da PM (Graer) da base de Londrina, Canil e Rocam. Segundo o capitão Vilson da Silva, relações públicas do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), sete pessoas foram presas em flagrante por suspeita de envolvimento nos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e munição, posse ilegal de munição de calibre restrito, receptação, posse de entorpecentes.
A PM localizou 165 gramas de maconha, pequenas quantidades de cocaína e ecstasy, além de um simulacro de pistola, um revólver calibre 38 e munições de três calibres diferentes e cerca de R$ 1,6 mil. Celulares e eletrônicos também foram apreendidos pela polícia.
Segundo o capitão, a operação é uma resposta da polícia tanto ao tráfico de drogas como outros delitos correlatos, como furtos e roubos. Nos últimos 20 dias, uma série crimes contra o patrimônio vem despertando atenção da polícia.
Ele destaca que os mandados foram solicitados com base em investigações e estatísticas da PM, que monitora os pontos com maiores índices de delitos. “Também nos baseamos em informação da comunidade que chegam pelo disque denúncia do 10º BPM (0800 643 1161) e o número 181 de narcodenúncia”, destaca o capitão que avalia positivamente a ação. “Essa foi uma operação forte de caráter ostensivo e repressivo, com todo aparato policial do batalhão bem com o apoio Graer, que objetiva reduzir esses crimes e dar uma resposta à comunidade”, comenta.
ARAPONGAS
Em Arapongas, segundo o comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), capitão Ademir Fonseca Júnior, a operação teve o mesmo perfil. “Há uma preocupação geral da segurança pública no Paraná em tirar o espaço do tráfico”, comenta.
No município, foram cumpridos 12 mandados que resultaram na prisão de três pessoas. Na operação, foram apreendias 115 gramas de maconha, 25 gramas de crack e munições. Uma motocicleta furtada em Apucarana também foi apreendida na operação, que mobilizou cerca de 40 policiais.
Segundo o comandante, a estratégia da PM não se resume mais a fechar o cerco apenas contra o tráfico, mas também adotar uma postura em relação aos usuários. “A PM precisa ocupar espaço. Não fazemos mais vista grossa para o uso de drogas”, comenta.