CIDADES

min de leitura - #

AEAA abre atividades da 2ª Semana de Engenharias

Da Redação

| Edição de 18 de maio de 2022 | Atualizado em 18 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia AEAA abre atividades da
2ª Semana de Engenharias

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

AEAA abre atividades da 2ª Semana de Engenharias

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA) abriu anteontem a 2ª Semana de Engenharias de Apucarana, que encerra hoje. O prefeito Junior da Femac, que é engenheiro civil, participou da abertura da semana, acompanhado da primeira-dama Carmen Lúcia Izquierdo Martins, que preside o Sindicato das Indústrias de Pré-Moldados de Concreto e Artefatos de Cimento do Norte do Paraná (Sindccon). Também estiveram presentes o presidente da AEAA, Mateus Franciscon Fernandes, e o chefe do escritório regional do CREA em Apucarana, Jeferson Antonio Ubiali. Junior da Femac reiterou que Apucarana desponta como polo das engenharias, com mais de 30 cursos de graduação nas modalidades presenciais e ensino a distância. ‘“Apucarana tem se destacado no cenário da formação acadêmica”, disse.

BR-376 será interditada para detonação de rocha em Jandaia do Sul

Na tarde desta quinta-feira (19), a partir das 15h, a Viapar irá interditar trecho da BR-376, em Jandaia do Sul, para detonação de rocha. A obra faz parte da execução do Contorno de Jandaia do Sul, próximo ao IBC. Uma área em um raio de 300 metros será evacuada, os acessos aos municípios e propriedades particulares serão fechados, assim como a rodovia. De acordo com informações, haverá duas barreiras: no Km 219 sentido a Apucarana, e no Km 220 no sentido a Maringá. A paralisação é de 5 minutos antes da detonação e de mais cinco minutos após a detonação e fiscalização. Um profissional especializado no manuseio, arranjo, disposição e detonação de explosivos fará a vistoria. Durante a detonação e período de verificação a BR-376 fica interditada nos dois sentidos por segurança.

Saúde de Rio Bom Bom contrata dentista

A Autarquia Municipal de Saúde de Rio Bom contratou mais um dentista para o reforço no atendimento bucal.

O secretário de Saúde, José Andrade, salienta que a contratação do profissional vai reforçar o atendimento, possibilitando a abertura de mais vagas na área. “A ordem do prefeito Moisés é que façamos de tudo para que a população seja atendida com respeito e agilidade” lembrou o secretário. Agendamentos podem ser feitos por mande mensagem no Whatsapp (43) 9 9819-3883.

Cinco pessoas da mesma família são indiciadas por saque de cargas.

A Polícia Civil de Ortigueira já encerrou o inquérito policial aberto no início de maio para investigar grupos que se especializaram em saquear cargas de caminhões acidentados na Serra do Cadeado. Cinco pessoas da mesma família residentes em Ortigueira foram identificadas e indiciadas no inquérito. O delegado André Luiz Garcia, de Ortigueira, explica que as investigações chegaram à família a partir da prisão de uma mulher, no dia 9, quando os grupos agiram rapidamente no saque de uma carga de cigarros de um caminhão acidentado na serra. A mulher presa pagou uma fiança de R$ 5 mil e foi colocada em liberdade. No entanto, através dessa prisão, a Polícia Civil identificou e indiciou outras quatro pessoas, da família da mulher, todos ligados aos frequentes saques de cargas em veículos acidentados.