CIDADES

min de leitura - #

Agência do Trabalhador de Apucarana é a 7ª em colocações no Paraná

Da Redação

| Edição de 12 de abril de 2023 | Atualizado em 12 de abril de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ranking divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda aponta que em números absolutos, Apucarana fechou o trimestre com 702 novos postos de trabalhos formais preenchidos, um desempenho que rendeu à Agência do Trabalhador de Apucarana a sétima posição entre as 216 agências paranaenses. “Estou muito feliz com o resultado apontado pelo Governo do Estado, revelando Apucarana em 7º lugar no Paraná na intermediação de mão de obra”, comentou o prefeito Junior da Femac. 

Ele lembra que a prefeitura vem mantendo vários programas que estão contribuindo com o aumento da empregabilidade, citando os centros de “Qualificação Total” e “Oficinas da Mulher”; além do Programa Brasil Mais, em parceria com o Senai, que ao longo dos últimos dois anos ofertou mentorias empresariais, que focaram na redução de custos, mais empregos e melhores resultados. “O mercado de trabalho de Apucarana é um dos que mais emprega no Paraná”, comemora o prefeito Júnior da Femac.

Somente em março, 310 novos empregos formais foram efetivados em Apucarana através da Agência do Trabalhador. “Resultado obtido em parceria com as empresas, que empregam e geram renda no município”, diz Neno Leiroz, gerente da agência.

Ele assinala que o trabalho da unidade, que é um órgão público estadual vinculado ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Ministério do Trabalho e Previdência, conta com apoio importante da prefeitura. Além do trabalho interno realizado na agência, ele relata que a equipe tem dado suporte a atividades externas. “Somente em março participamos de três eventos itinerantes, levando as vagas de emprego ainda mais próximas do trabalhador”, pontua.

Ele assinala que o mês de abril também tem sido um mês positivo. “Estamos perto de fechar a primeira quinzena e estamos em ritmo forte, recolocando diariamente mais trabalhadores no mercado de trabalho formal”, revela.

O desempenho do município no setor de empregabilidade também foi celebrado pelo secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego, Edison Peres Estrope. “Através do Programa Portas Abertas, a gestão do prefeito Júnior da Femac tem capacitado milhares de trabalhadores todos os anos. São cursos de qualidade, via Senai e Senac, indicados pelo próprio setor produtivo, adquiridos pela prefeitura e repassados gratuitamente à população. Ao analisarmos as estatísticas, constatamos que este investimento tem efeito real, resultando em altos índices de colocação e recolocação de profissionais no mercado de trabalho”, contextualizou Estrope, frisando ainda a iniciativa privada “que tem apostado e investido no desenvolvimento de Apucarana”.

Paraná tem 216 Agências do Trabalhador integradas ao Sine

•Segundo dados divulgados ontem pela Secretaria de Estado do Trabalho Apucarana fechou o trimestre com 702 postos de trabalho preenchidos. Em números absolutos, a Agência do Trabalhador é a 7ª em intermediação de vagas